Saúde

Barretos (SP) é destaque em avaliação do governo federal

Pela primeira vez, município administrado pela prefeita Paula Lemos (PSD) conquistou nota superior a 8 no programa Previne Brasil

02/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

A prefeita Paula Lemos

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Barretos

 

Administrada pela prefeita Paula Lemos (PSD), a cidade de Barretos, na região Norte do Estado de São Paulo, alcançou nota 8,29 na avaliação do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O projeto avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da rede de Atenção Básica para fazer o repasse financeiro aos municípios. Essa foi a primeira vez que Barretos conquistou nota maior que 8 na avaliação. “No final de 2019, a pontuação de Barretos estava em 3,25. Dois anos depois, mesmo com todas as dificuldades que sugiram para manter as ações de acompanhamento das doenças crônicas e exames preventivos, em razão da pandemia, nossa cidade terminou 2021 com até então inéditos 5,87 pontos no Previne Brasil”, destaca a prefeita.

O programa monitora sete indicadores de saúde: as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes. Em 2022, o município também alcançou patamares inéditos: 6,52 na segunda avaliação do ano e 7,18 na terceira. “Sabemos que a prevenção é essencial para que nossa população não tenha complicações das doenças e é por isso que o fortalecimento das estratégias do Saúde da Família está entre as prioridades da gestão. As nossas equipes vêm realizando um trabalho cada vez mais qualificado e o reflexo chega nesses números, assim como no aumento na qualidade de vida da população”, afirma Paula Lemos.

O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, ressalta a importância do empenho diário das equipes da Atenção Primária. “Fica evidente que, no dia a dia, nossas equipes estão atuando com responsabilidade, seguindo nosso planejamento e, por isso, estamos alcançando uma melhora constante. Esse reconhecimento é muito importante. A partir dos bons resultados que obtemos, o Previne Brasil nos permite receber maiores incentivos financeiros do SUS para qualificar as equipes do Saúde da Família.”

Cuidados com a população

A pontuação total é o resultado de vários indicadores, entre eles o pré-natal, em que Barretos alcançou nota 10, a pontuação máxima. A cidade superou a meta para a proporção de gestantes que realizaram pelo menos seis consultas. A primeira deve ser feita até a 12ª semana de gestação. Para a proporção de gestantes que realizam atendimento odontológico na cidade, o índice foi 9,67.

O acompanhamento de pessoas com diabetes no município também registrou pontuação de destaque: 9,8. O indicador avalia a proporção de pessoas com a doença que passaram por consulta e os exames de hemoglobina glicada solicitados aos pacientes. Barretos se destaca, ainda, pela proporção de crianças de um ano de idade vacinadas, que recebeu nota 9,05.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter