MUNICÍPIOS

Belo Horizonte mais próxima da reabertura do comércio

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), em live nas redes sociais, disse que os números estão melhorando e vai discutir com empresários a retomada da economia, mas com cautela

14/07/2020

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Alexandre Kalil

 

Nesta quarta-feira (15), comerciantes e empresários de todas as áreas devem se encontrar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e devem receber uma boa notícia: a reabertura do comércio na cidade pode estar um pouco mais próxima. Em transmissão pelas redes sociais, na segunda-feira (13), Kalil destacou que os números de contaminação pelo coronavírus e ocupação de leitos melhoraram na capital mineira nos últimos dias. “Nossos números já estão melhorando e vão melhorar ainda mais. Estamos muito preocupados com os empresários, com os empregos”, afirmou.

Em sua live, Kalil disse que está sendo pressionado pela decisão de fechar o comércio na cidade. Com exceção dos setores considerados essenciais, os outros segmentos estão parados na capital desde o dia 29 de junho. “Eu não fui eleito para agradar ninguém. Fui eleito para cuidar da população, ninguém tem ideia do que eu estou passando. Agora, tem uma coisa que eu não vou levar para a minha vida, para as minhas costas: é morte. E a morte está cada vez mais perto. O doente agora é o seu vizinho, seu amigo, o conhecido do seu conhecido, ela está chegando muito próximo da gente”, disse Kalil.

Mas o prefeito de Belo Horizonte mostrou otimismo em relação à recuperação da cidade após a pandemia. “Nós vamos arrumar tudo de novo. Tivemos duas grandes guerras mundiais, a gripe espanhola, e o mundo voltou ao normal. Mas, quando você perde um filho, um irmão, um pai ou uma mãe por pressão, incompetência ou desleixo, é uma coisa que não é possível que todos não fiquem indignados. Eu volto humildemente a pedir desculpas para vocês e dizer que não adianta pressão, nossos números já estão melhorando e vão melhorar”, afirmou Kalil.

Por enquanto, Belo Horizonte tem o pior cenário em todo o Estado, com 11.019 casos confirmados e 285 óbitos. Em Minas Gerais, que estaria às vésperas de atingir o pico de transmissão do novo coronavírus, foram confirmados 1.821 casos da doença em apenas um dia neste início de semana. Na terça-feira (14), o Estado atingiu 78.643 infectados pela covid-19, com 1.688 mortes provocadas pelo vírus desde o início da pandemia, em março. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Considerada por Kalil e sua equipe como principal critério para a decisão de reabrir ou não o comércio na cidade, a taxa de ocupação dos leitos segue elevada na capital mineira, com 89% das UTIs do SUS destinadas a pacientes com covid-19 ocupadas. Sobre os leitos de enfermaria, a prefeitura informou que 75% dos 1.052 reservados para o tratamento da doença estão sendo utilizados.

Kalil afirmou que a Prefeitura de Belo Horizonte vem trabalhando para ampliar o número de leitos desde o início da pandemia, em março, e revelou a criação de mais 20 vagas nesta semana. “Hoje nós já alocamos mais 20 leitos de UTI. O primeiro número era de 80, e hoje são 390 exclusivos para Covid-19. Feito com planejamento, com médico, com hospitais que estão equipados, que tem gente. E eu volto a dizer: Quem salva gente é gente”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter