MUNICÍPIOS

Belo Horizonte recupera seu Mercado das Flores

O prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), reabre esta semana um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade. Iniciativa integra esforços para estimular o setor, gerando empregos e renda

19/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Fuad Noman: espaço retoma o atendimento ao público com foco no turismo social e nos encontros entre cultura e gastronomia.

 

 

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

 

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), reabre esta semana um dos mais tradicionais pontos turísticos da capital mineira, o Mercado das Flores, que foi revitalizado e ganhou nova administração. O imóvel, de responsabilidade da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur, foi cedido de forma onerosa ao Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, por meio de termo de parceria assinado em janeiro de 2023.

Após reforma, o local retoma o atendimento ao público, com foco no turismo social e nos encontros entre cultura e gastronomia. A cessão do espaço à iniciativa privada faz parte do planejamento da Belotur para a promoção de Belo Horizonte enquanto destino turístico com a oferta de serviços a moradores e visitantes, pautada pela reconhecida hospitalidade do belo-horizontino. A ação também integra o planejamento de requalificação do hipercentro da cidade, O Centro de Todo Mundo.

“É com muita alegria que nos preparamos para a reabertura do Mercado das Flores, esse icônico espaço de Belo Horizonte que funcionou durante anos como um reconhecido local de atendimento ao turista administrado pela Belotur. Agora, damos esse novo passo para valorização dessa esquina que permeia o imaginário do belo-horizontino, trazendo, por meio da parceria com o Sesc, mais uma forma de posicionar cada vez mais Belo Horizonte como um Destino Surpreendente”, afirma Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur.

O novo ponto oferecerá outras funcionalidades para além do funcionamento do CAT, como atendimento personalizado a quem pretende adquirir pacotes de viagem operados pelo Sesc, venda de ingressos para eventos no Sesc Palladium e outras facilidades ligadas à experiência cultural na cidade. O valor da cessão é de R$6 mil mensais, com permissão de uso por 36 meses, prorrogáveis por até 10 anos. Esse montante será revertido em ações de promoção turística para a cidade.

Para a reinauguração, o local ganhou duas obras criadas pelo artista Thiago Mazza, grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro que já participou de festivais em várias partes do mundo, como Artscape (Suécia), Vukovart (Croácia), UpFest (Reino Unido), Stenograffia (Rússia), IPAF (México) e CURA (Brasil). Para os murais do Mercado das Flores, ele se inspirou nas flores endêmicas de Minas Gerais, do Cerrado e da Mata Atlântica.

Durante 42 anos, o Mercado das Flores abrigou a floricultura Flora Rosa. Também funcionaram lá o Centro de Atendimento ao Turista da Belotur e um posto de vendas de ingressos do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc).

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter