SAÚDE

Câmara aprova criação da campanha ‘Novembrinho Azul’

A deputada Tereza Nelma (PSD-AL) foi relatora da proposta, que tem por objetivo promover a conscientização e ações de proteção da saúde de meninos de até 15 anos de idade

13/05/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

A deputada Tereza Nelma: “Ações preventivas na área da saúde se mostram de suma relevância social”

 

Redação Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

 

A criação da campanha Novembrinho Azul, para promover a conscientização e ações de proteção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, foi aprovada na Câmara por recomendação da deputada Tereza Nelma (PSD-AL). O Projeto de Lei 3930/21 agora seguirá para análise do Senado.

“Uma das missões mais nobres do Estado é o dever de garantir o direito à saúde, por meio de suas políticas sociais e econômicas. Entre elas, estão as atividades preventivas, que permeiam as campanhas de esclarecimento da sociedade”, disse a relatora Tereza Nelma.

Segundo a proposta, as campanhas de conscientização do Novembrinho Azul deverão incluir a distribuição de material informativo sobre a importância da investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal, além de estimular a vacinação contra o HPV. Outra preocupação deve ser o diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta, nos termos de regulamento.

Gestores

Ainda de acordo com o projeto, o governo deverá promover a capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância dos serviços e procedimentos ligados à prevenção dos fatores de risco para doenças na vida adulta.

A deputada Tereza Nelma destacou ainda que “vale lembrar que as ações preventivas na área da saúde se mostram de suma relevância social, pois além de apresentarem custos menores aos cofres públicos, também permitem que as doenças e outras condições de agravo sejam evitadas ou diagnosticadas precocemente, o que viabiliza maiores sucessos terapêuticos e melhor prognóstico para o paciente”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter