SAÚDE

Congresso reforça campanha contra o câncer de mama

Médico, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) defendeu a participação do Parlamento nas ações de conscientização sobre a importância da prevenção para aumentar as chances de cura

20/10/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

O senador Nelsinho Trad

 

Por solicitação de senadores como Nelsinho Trad (PSD-MS), o Congresso Nacional vai se integrar à campanha “Na Luta Contra o Câncer de Mama”. Em uma das ações, o edifício do parlamento receberá projeções para lembrar o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado esta semana, na terça-feira (19). Serão projetadas frases de conscientização, além de fotos de personalidades que venceram a doença. As fotos são parte da exposição Simplesmente Amor, que está no Anexo 1 do Senado Federal até o dia 29 de outubro.

A ação faz parte da campanha promovida pela Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, como parte das celebrações do Outubro Rosa.

O senador Nelsinho Trad destacou a importância da prevenção para aumentar as chances de cura. “A intenção é que todos enxerguem a importância da prevenção, do autocuidado. Enquanto médico, eu me vejo no dever de alertar que, quanto mais rápido o tratamento começar, maiores as chances de cura. No Poder Legislativo, desejamos ainda transmitir a mensagem de esperança. É possível vencer o câncer e recomeçar a vida”, explicou o parlamentar sul-mato-grossense.

Novos casos

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Sua estimativa é que 625 mil casos novos de câncer serão descobertos neste ano só no Brasil. Entre os novos casos, os cânceres de próstata em homens e de mama em mulheres serão os mais comuns, perdendo só para o câncer de pele não melanoma.

Joana dos Anjos, da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, fala da relevância dessa ação que, ao mostrar mulheres que venceram a doença e resgataram a sua autoestima após a mastectomia, acaba por encorajar outras mulheres a buscarem diagnóstico precoce e tratamento.

De acordo com ela, “os principais motivos para a mulher adiar o exame preventivo do câncer de mama estão na desinformação e no medo da mutilação da mama. Para estimular a procura pelo exame preventivo é necessário alertar sobre as consequências do diagnóstico tardio, bem como mostrar as possibilidades de tratamentos eficazes curadores e reparadores”.

 

Fonte: Agência Senado

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter