SAÚDE

Coronavírus: senadores do PSD discordam de Jair Bolsonaro

Representantes do partido pronunciaram-se a respeito da posição defendida pelo presidente em rede nacional. “Passou dos limites”, afirmou o líder da bancada do PSD, Otto Alencar

25/03/2020

O senador Antonio Anastasia

Senadores do PSD manifestaram-se nesta quarta-feira (25) a propósito do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que, em rede nacional de rádio e TV, defendeu o fim do “confinamento em massa” e a “volta à normalidade”. Assim como o primeiro vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG) –, que em nota assinada em conjunto com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que o país precisa de uma “liderança séria” e apontaram que o chefe do Executivo está na contramão das ações adotadas em outros países ao defender a reabertura de escolas e comércio neste momento –outros senadores do partido posicionaram-se de forma crítica às afirmações do presidente.

Otto Alencar (PSD-BA), líder do PSD no Senado, disse ter assistido ao pronunciamento com perplexidade e lamentou que o presidente exponha pessoas que confiam nele: “Não chama a atenção o pronunciamento porque desde que ele assumiu essas frases radicais se repetem. São pronunciamentos contra governadores, contra a imprensa, contras pessoas que discordam do que ele faz e do que defende. Mas ele passou de todos os limites ao expor as pessoas que confiam nele ao dizer que o coronavírus não vai ceifar vidas”, afirmou.

Também representante do PSD baiano, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) lembrou que “para combater a proliferação do coronavírus, os chefes de Estado do mundo inteiro caminham na tentativa de blindar e salvar o seu povo enquanto Bolsonaro vai na direção contrária. Ele está brincando com a saúde do povo brasileiro.”

Em seu perfil no Instagram, o senador Otto Alencar destacou a necessidade de Bolsonaro fazer “política de saúde com os governadores e prefeitos”. “Estou em casa, recluso, sem fazer contato com as pessoas, fazendo contato apenas pela internet. Esperar que o presidente da República pare com a politicagem e faça política de saúde com os governadores, com os prefeitos, com as santas casas de misericórdia, com todos os hospitais, para dar condições de bom atendimento para as pessoas nessa crise. Para que a gente possa diminuir a quantidade de casos de coronavírus na Bahia”, disse.

Veja abaixo a íntegra da nota à imprensa distribuída pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo primeiro vice-presidente, Antonio Anastasia:

“Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao covid-19. Posição que está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais. A Nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise.”

Davi Alcolumbre, Presidente do Senado

Antônio Anastasia, Vice-presidente do Senado