SAÚDE

Deputado propõe vacina de pneumonia e herpes no SUS

Domingos Neto (PSD-CE) é autor de projeto que inclui no calendário do Sistema Único de Saúde a vacinação contra herpes zóster, tuberculose e meningite. “Tendência preocupante de aumento”

15/03/2024

O deputado Domingos Neto: falta de imunização sobrecarrega o sistema de saúde com complicações graves associadas à infecção pneumocócica, como meningite e sepse.

Edição Scriptum com Agência Câmara

A inclusão das vacinas contra herpes zóster e tuberculose no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo de projeto apresentado na Câmara pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE). Ele destaca que a falta de imunização sobrecarrega o sistema de saúde com complicações graves associadas à infecção pneumocócica, como meningite e sepse.

“A inclusão da VPC15 (contra pneumonia e meningite) no calendário vacinal do SUS pode reverter esse quadro, reduzindo significativamente o número de casos e, por consequência, aliviando a carga sobre os serviços de saúde”, argumenta. Os dois imunizantes são indicados para adultos e idosos.

O parlamentar alerta ainda que os casos de herpes-zóster, que afeta principalmente pessoas mais velhas, têm apresentado uma tendência preocupante de aumento nos registros epidemiológicos, evidenciando também a necessidade de estratégias eficazes para sua prevenção.

“A vacinação contra a herpes-zóster não apenas previne a doença aguda, mas também contribui para a redução do risco de neuralgia pós-herpética, uma complicação dolorosa que pode persistir por meses ou até anos após a resolução da infecção aguda”, disse.

O deputado também defende que, em caso de opção pela aplicação em clínicas privadas, os cidadãos possam ser ressarcidos dessa despesa pelos planos de saúde já contratados por eles.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.