SAÚDE

Deputado quer divulgação dos benefícios da moringa

Planta cuja comercialização é proibida no Brasil, conhecida como “árvore da vida”, é tema de seminário internacional na África. Stefano Aguiar (PSD-MG) quer estimular debate sobre seu uso

12/11/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Stephano Aguiar explicou que pretende trazer o debate com mais ênfase para a Câmara Federal

 

Para conhecer melhor a moringa – planta de origem indiana reconhecida mundialmente como a “Árvore da Vida”, com alta concentração de nutrientes, antioxidantes, substâncias antiinflamatórias e aminoácidos – o deputado federal Stefano Aguiar (PSD-MG) está participando esta semana, na África do Sul, do 2º Simpósio Internacional da Moringa.

O parlamentar explicou que pretende trazer o debate com mais ênfase para a Câmara Federal, já que o consumo e a comercialização da planta para fins medicinais foram proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seu plano é permitir melhor esclarecimento sobre as propriedades da moringa e liberar o produto para uso e venda novamente.

De acordo com o deputado mineiro, “um dos primeiros passos para exaltar os benefícios da moringa tanto na alimentação quanto na saúde seria a realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados”.

A moringa oleífera é uma planta tropical tolerante à seca e que se adapta facilmente ao clima semiárido. Experimentos feitos revelam que todas as partes da moringa possuem valor nutricional e medicinal.

O óleo obtido das sementes pode ser usado no preparo de alimentos, fabricação de sabonetes, cosméticos e até biodiesel. Já as folhas são ricas em vitamina A e C, fósforo, cálcio, ferro e proteínas, podendo serem servidas como alimento humano e também para animais.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter