CÂMARA

Deputados do PSD homenageiam cidade do Pará

Raimundo Santos (PSD-PA) e Josivaldo JP (PSD-MA) defenderam a denominação de Abaetetuba como Capital Nacional do Miriti, a palmeira de grande importância econômica e social na região

16/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

Os deputados Raimundo Santos e Josivaldo JP

 

 

Edição Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

 

Projeto de Lei que concede ao município de Abaetetuba, no Pará, o título de Capital Nacional do Miriti foi aprovado esta semana na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. O autor da proposta é o deputado Raimundo Santos (PSD-PA) e o relator, que defendeu a aprovação, foi o deputado Josivaldo JP (PSD-MA).

JP explica que o miriti é o nome da palmeira do buriti na língua tupinambá. É uma planta largamente utilizada na construção civil, na produção de alimentos, na fabricação de remédios, na indústria de cosméticos e no artesanato. “No Pará, na cidade de Abaetetuba, o miriti representa grande importância cultural para o povo e se tornou um símbolo do Círio de Nazaré. Em outubro, grande parte dos artesãos produzem materiais para comemorar o Círio”, defende JP em relatório.

Raimundo Santos destaca que a cidade já é conhecida na região como capital do brinquedo de miriti. “Uma classificação dos próprios moradores pelo rico histórico, fama e consenso da sociedade. A cidade já realiza há duas décadas o tradicional MiritiFestival, ou melhor, MiritiFest”, explica.

História

Com 158 mil habitantes, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica Abaetetuba como a sétima maior cidade do Pará, localizada na região do Baixo Tocantins. O município foi fundado em 1895 e, desde então, se destaca pela produção de artesanato de miriti, pela homenagem à padroeira da cidade através do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e pelos engenhos de cachaça.

A proposta ainda deve ser analisada pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça. Se for aprovado nos dois colegiados, segue direto para o Senado, sem precisar passar pelo Plenário.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter