SAÚDE

Diagnóstico de câncer em até 30 dias pode ser obrigatório

Tema, que integra pauta prioritária da bancada feminina, será analisado pelo plenário na terça-feira (16). Nelsinho Trad (PSD-MS), médico, destaca a importância da detecção precoce

12/04/2019

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) ressaltou que o momento da detecção do câncer impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem por causa da doença

Edição: Scriptum

Pauta prioritária para a bancada feminina no Congresso, o projeto de lei que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico, é o item único da pauta do Plenário do Senado na terça-feira (16). O relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), ressaltou que o momento da detecção do câncer impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem por causa da doença.

O projeto tramita em regime de urgência e determina que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna (termo médico que se refere aos tumores cancerígenos) seja a principal hipótese do médico.

Se a proposta for aprovada, a mudança será feita na lei que já estipula o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732, de 2012). O objetivo é acelerar ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes. Zanotto avaliou que a falta de prazo também para os exames diagnósticos é uma lacuna na lei atual.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 300.140 novos casos foram registrados entre os homens e 282.450 entre as mulheres, somente em 2018. Já os últimos dados disponíveis sobre mortalidade por câncer apontam para 107.470 homens e 90.228 mulheres no ano passado.