MUNICÍPIOS

Eduardo Paes prepara o Rio para enfrentar as chuvas

O prefeito do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo na sexta-feira e montou força tarefa com mais de nove mil servidores para atender moradores afetados e eventuais emergências

22/03/2024

Ao todo, 9,3 mil servidores estarão envolvidos na operação: chuva esperada poderia superar 40mm por hora e 200mm em 24 horas.

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Diante das previsões de que chuvas torrenciais poderiam atingir a cidade ao longo do fim de semana, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou ponto facultativo na sexta-feira (22) nas repartições públicas municipais e anunciou o envolvimento de uma grande força tarefa para enfrentar os impactos das chuvas.

Ao todo, 9,3 mil servidores foram envolvidos na operação, incluindo equipes dos seguintes órgãos: Comlurb, secretarias de Conservação e de Ordem Pública, Centro de Operações Rio, Rio Águas, Defesa Civil, Sistema Alerta Rio, Fundação Georio, Guarda Municipal e CET-Rio.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, entre o fim da noite de quinta-feira (21) e a tarde de sábado (23), a aproximação e a passagem de uma frente fria tornam o tempo instável na capital. A chuva esperada poderia superar 40mm por hora e 200mm em 24 horas. A média em março, segundo a série histórica, é de 124,7mm.

Segundo o prefeito, a principal recomendação à população é que todos evitem deslocamentos desnecessários, permanecendo em casa ou locais considerados seguros. “Vamos observar as próximas 48 horas, 72 horas. Mas vamos ficar atentos. A rua a gente limpa, bem material recupera depois, mas o importante é sair desse suposto momento de crise mais aguda, que possamos sair com vidas preservadas e que serviço público trabalhe de forma adequada”, disse Paes.

Desde 2021, a Prefeitura soma um investimento de R$ 2,1 bilhões com as principais ações preventivas na cidade. Contenção de encostas, programas de infraestrutura e aquisição de novas tecnologias, além do aprimoramento e da efetividade da capacidade de resposta aos eventos formam a base do Plano Verão 2023-2024.

“Se for confirmada a frente fria intensa na parte da tarde, não será um dia normal. Deslocamento é algo a ser evitado quando tem um evento extremo como esse. Todas as decisões tomadas partem de previsões de quadros técnicos, formados por meteorologistas, que nos monitoram. Tem previsão de maré alta, vento forte, ressaca e chuva forte”, disse Eduardo Paes.

O prefeito também orientou às pessoas que vivem em áreas de encostas a evitar áreas de risco. “Quanto mais tempo de chuva, maior o risco de deslizamento nessas áreas. Perdas materiais não justificam os riscos”, disse.

O prefeito também orientou a iniciativa privada para que não haja expediente nesta sexta. “O ideal é que as escolas particulares não funcionem. As empresas que não tenham serviços essenciais também orientamos que parem. É ideal termos a cidade esvaziada. E nesse momento seria importante termos pouco movimento na cidade”, avaliou.