Educação pública é aprovada por 70,6% dos moradores de São José dos Campos (SP)

De acordo com pesquisa do instituto Indsat, o governo do prefeito Anderson Farias (PSD) teve o melhor desempenho no setor em cerca de três anos

22/03/2024

A educação no município obteve 731 pontos na pesquisa, o que demonstra alto grau de satistação

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Sob a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD), a educação pública é aprovada por 70,6% dos moradores de São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, segundo pesquisa realizada pelo instituto Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat). Esse é o melhor desempenho do setor registrado pelo instituto na cidade nos últimos três anos. De acordo com o levantamento, composto por dados coletados em janeiro deste ano, a área educacional obteve 731 pontos, nota que incluiu o serviço entre aqueles que proporcionam alto grau de satisfação à população. A pontuação de São José dos Campos, que tem cerca de 697 mil habitantes, é superior à média de outras cidades de grande porte, que é de 651 pontos. Nessa categoria estão os municípios com mais de 400 mil moradores.

A rede municipal de São José dos Campos atende cerca de 80 mil alunos e conta com 113 escolas de Educação Infantil, 67 de Ensino Fundamental Integral e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Entre as principais ações do governo de Anderson Farias estão a promoção do ensino integral, o projeto Educação 5.0, que usa tecnologias para a melhoria do processo de aprendizagem, e o programa Recupera, que oferece aulas de reforço para os estudantes. Além disso, a prefeitura zerou a fila de espera por vagas na Educação Infantil e investe na capacitação de professores.

O levantamento tem margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%. O Indsat ouviu 600 moradores da cidade maiores de 16 anos de idade e avaliou o grau de satisfação em relação a 16 serviços públicos. Mais informações sobre a pesquisa podem ser conferidas aqui.

Confira a tabela com a pontuação abaixo:

Indsat inferior a 350 pontos = Baixíssimo grau de satisfação

Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo grau de satisfação