Eleito no Paraná, ex-árbitro Evandro Roman vai atuar no esporte e na saúde

“Intensificar o esporte na idade escolar para que tenhamos futuramente uma geração mais saudável, menos obesa, com hábitos alimentares melhores e, consequentemente, desenvolvendo menos diabéticos, hipertensos e cardiopatas", explicou o futuro deputado.

16/10/2014

O deputado eleito Evandro Roman

O árbitro​,​ numa competição esportiva​,​ zela pelo cumprimento das regras. Perito nesta função, Evandro Roman, que por mais de 20 anos foi árbitro da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), agora vai zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e legislar sobre os assuntos de interesse nacional na Câmara dos Deputados. Eleito com 92.042 votos pelo PSD no Paraná, Roman é doutor em Educação Física e ex-secretário de Esporte e Turismo do Estado.

Em seu mandato, o deputado federal eleito pretende focar em projetos nas áreas de Esporte e Saúde. Ele acredita que o esporte é a melhor forma de prevenir doenças e pretende propor medidas para fortalecer a prática de atividades esportivas nas escolas. “Intensificar o esporte na idade escolar para que tenhamos futuramente uma geração mais saudável, menos obesa, com hábitos alimentares melhores e, consequentemente, desenvolvendo menos diabéticos, hipertensos e cardiopatas, esse é o grande objetivo”, declara Roman.

Entre os seus projetos estão iniciativas como a destinação de recursos do do Orçamento Geral da União para a construção de quadras poliesportivas, ginásios, pistas e aquisição de material esportivo para a rede pública de ensino; identificar e estimular a implantação de Centros de Excelência em diversas modalidades; políticas públicas de combate e prevenção da obesidade; e o incentivo ao paradesporto como ferramenta de inclusão social e de qualidade de vida para atletas e alunos com deficiência.

Ele destaca também o projeto de inclusão de academias de ginástica no SUS. “Temos que montar uma parceria com o Ministério da Saúde colocando nas cidades academias que sejam credenciadas pelo SUS, para que haja o encaminhamento médico para esses locais e trabalhemos na promoção da saúde”, explica. Projetos esportivos são a especialidade do deputado eleito. Como secretário de Esportes do Paraná, Roman implementou o programa Talento Olímpico, que possui a maior bolsa atleta do país, e estabeleceu a criação do Jogos Abertos Paradesportivos, primeira competição do Estado direcionada a atletas com deficiência.