CÂMARA

Em 2024, PSD estará à frente da Comissão de Turismo

Eleito por unanimidade, o deputado Paulo Litro (PR) vai presidir este ano a Comissão de Turismo da Câmara, ao lado dos deputados Diego Coronel (PSD-BA) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI)

13/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Paulo Litro lembrou o papel relevante que o setor de turismo tem no primeiro emprego de muitos jovens.

 

Edição Scriptum, com Agência Câmara

 

Eleito por unanimidade, o deputado Paulo Litro (PR) vai presidir este ano a Comissão de Turismo da Câmara, ao lado dos deputados Diego Coronel (PSD-BA), como primeiro vice-presidente, e Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), segundo vice-presidente.

A eleição, na quarta-feira (13), foi acompanhada pela bancada do PSD. O líder Antonio Brito (BA) destacou a necessidade de fortalecer as comissões da Câmara na discussão dos projetos relevantes. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também estava presente.

Paulo Litro destacou durante a posse que o setor de turismo movimenta 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas e tem potencial de crescimento. “Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou.

O parlamentar paranaense disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos. “O setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de ampliar os benefícios para esse setor.”

Ele também lembrou o papel relevante que o setor de turismo tem no primeiro emprego de muitos jovens. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.

O que faz a comissão

Entre outros temas, a Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas à política e sistema nacional de turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; e parcerias entre entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter