Em ato político, PSD formaliza em Brasília apoio à reeleição de Dilma

Decisão foi tomada após consulta às 27 direções estaduais da sigla, sendo que o apoio a Dilma foi aprovado por 90% delas; evento contou com a presença da presidente (foto).

20/11/2013

Presidente Dilma Rousseff participa de ato do PSD.

A Executiva Nacional do Partido Social Democrático (PSD) anunciou nesta quarta-feira, 20, em Brasília, que a legenda apoiará a presidenta Dilma Rousseff na próxima campanha eleitoral, no ano que vem, em sua candidatura à reeleição. De acordo com o presidente nacional do partido, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, a decisão foi tomada após consulta às 27 direções estaduais da sigla, sendo que o apoio a Dilma foi aprovado por 90% delas.

Veja em vídeo como foi o evento, clicando aqui.

O anúncio foi feito em um ato político realizado na sede do PSD em Brasília, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de lideranças do PT, como seu presidente nacional, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Pelo PSD, além de Kassab, participaram, entre outros líderes, o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif; os governadores Omar Aziz, do Amazonas, e Raimundo Colombo, de Santa Catarina; os vice-governadores da Bahia, Otto Alencar, da Paraíba, Rômulo Gouveia, e do Mato Grosso, Chico Daltro; os prefeitos Dárcy Vera, de Ribeirão Preto (SP), e Marco Bertaioli, de Mogi das Cruzes (SP); o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o coordenador do PSD Movimentos e presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; a coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio; o líder da bancada federal do partido, Eduardo Sciarra (PR); deputados federais, estaduais e presidentes das direções regionais da legenda como Paulo Simão, do diretório de Minas Gerais.

Para Kassab, a consulta aos integrantes do partido mostrou que o melhor caminho é o apoio à reeleição da presidenta. O ex-prefeito de São Paulo avaliou que é ”fundamental” que Dilma tenha a “oportunidade” de governar por mais um mandato.  “Um partido que quer ser democrático, quer ser diferente, tinha que discutir quem queríamos apoiar para presidente, dando oportunidade para todos se manifestarem para que essa decisão não fosse questionada”, disse Kassab. “Acreditamos que o melhor para o Brasil é a continuidade do governo Dilma Rousseff”, acrescentou.

Em seu discurso, a presidenta agradeceu ao partido e mostrou satisfação com o apoio recebido. Para ela, esse apoio ao governo é muito importante, pois não é possível fazer tudo o que é preciso sem ajuda. Dilma destacou o trabalho dos líderes do PSD na construção da aliança e elogiou especialmente o presidente do partido, Gilberto Kassab. Ela lembrou que Kassab trabalhou muito para tornar realidade esse apoio e teve um papel muito importante na condução do processo que levou o PSD a ser o primeiro partido a apoiar o governo na reeleição.

Dilma falou de trajetórias compartilhadas com alguns dos integrantes do PSD e afirmou: “Considero que o melhor apoio que vocês podem me dar é apoio ao governo”, afirmou a presidente, dirigindo-se aos integrantes do partido.

Ela disse que tem a obrigação de governar, diferentemente de seus potenciais rivais, que não detêm o cargo de presidente da República. Questionada se o apoio do PSD é importante para o projeto de 2014, disse que a aliança é “importante também para a governabilidade, tenho mais 13 meses de governo, estou cuidando da minha governabilidade”, afirmou.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), também comentou a aliança com Dilma. “A senhora tem mostrado todas as qualidades pessoais para levar o País adiante”, afirmou, citando as parcerias do governo federal com o Estado. “Pode contar com a gente para fazer uma grande campanha e ter uma grande vitória”, disse.