TECNOLOGIA

Em debate, o blockchain na administração pública

Por sugestão do deputado Caio Vianna (PSD-RJ), Comissão de Ciência da Câmara debaterá na semana que vem o uso da tecnologia para aumentar a eficiência do serviço público, reduzindo a burocracia

15/09/2023

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Caio Viana: a utilização de blockchains também pode trazer eficiência aos serviços públicos, reduzindo a burocracia

 

 

Edição Scriptum com Agência Câmara

 

A tecnologia blockchain pode contribuir para aumentar a eficiência da administração pública? Essa questão deve ser debatida na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara na quarta-feira (20), por requerimento do deputado Caio Vianna, do PSD do Rio de Janeiro.

Para ele, a adoção de blockchains na administração pública pode melhorar a transparência dos processos, permitindo maior visibilidade e auditoria das atividades governamentais. Além disso, a imutabilidade dos registros em blockchain pode contribuir para a prevenção de fraudes e corrupção, fortalecendo a integridade dos sistemas e das instituições públicas.

Blockchain é um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa ou instituição. Um banco de dados blockchain armazena dados em blocos interligados em uma cadeia. Os dados são considerados cronologicamente consistentes porque não é possível excluir nem modificar a cadeia sem o consenso da rede.

De acordo com Caio Vianna, “a utilização de blockchains também pode trazer eficiência aos serviços públicos, reduzindo a burocracia, agilizando processos e facilitando a interoperabilidade entre diferentes órgãos e entidades governamentais. A tecnologia pode viabilizar a automação de tarefas, eliminando intermediários desnecessários e reduzindo custos operacionais”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter