MINISTÉRIO

Fávaro destaca papel social da agropecuária

O ministro da Agricultura, senador do PSD-MT licenciado Carlos Fávaro, participou da abertura de exposição em Ituiutaba (MG) e destacou o trabalho que vem realizando à frente da pasta

15 de set de 2023

Ministro Carlos Fávaro se reuniu com lideranças e entidades para debater as demandas do setor e buscar soluções conjuntas para melhorar a atividade na região.

Edição Scriptum com Ministério da Agricultura

A importância da agropecuária para a economia e para o desenvolvimento social no Brasil foi destacada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em sua participação na abertura da Exposição Regional da Pecuária de Ituiutaba, na região Sul de Minas Gerais.

Ele destacou também o trabalho que vem sendo realizado por sua pasta, a exemplo da abertura de 42 mercados que aumentam o fluxo comercial de produtos diversificados da agropecuária. “É um trabalho intenso, de muita dedicação e apoio a investimentos e modernização que visa gerar emprego, renda e oportunidades”, disse Fávaro.

Antes da abertura, o ministro se reuniu com as lideranças e entidades da agropecuária locais para debater as demandas do setor e buscar soluções conjuntas para melhorar a atividade na região. Ele disse que o Ministério vem cumprindo sua função neste momento de retomada do papel social do Estado, se colocando ao lado dos produtores nos momentos difíceis e promovendo ações que tragam oportunidades para alavancar a agropecuária brasileira e, consequentemente, a economia do país.

O evento faz parte da celebração dos 122 anos de Ituiutaba, cidade polo do Pontal Mineiro com enfoque na produção sucroenergética e tem na criação de gado e pecuária leiteira as principais atividades executadas no campo.

“Saber que uma feira desta, com toda essa grandiosidade, com toda essa economia pujante, dá também a oportunidade das famílias mais humildes participarem, não tendo que pagar ingresso, transporte coletivo, isso aquece a economia de todos os participantes, do comércio, da cidade. Estar aqui é a certeza de que o agro é a mola propulsora da economia, mas da forma como vem sendo conduzido aqui na Expopec, é a mola propulsora da economia de fato, daquela que é sentida por todos os cidadãos e é isso que nos dá alegria, por isso fiz questão de estar aqui”, declarou o ministro.

De acordo com ele, esse é um dos grandes papéis sociais do agro que vem sendo reforçado pelo governo federal. Ele citou, como exemplo, a dedicação do presidente Lula no lançamento do maior Plano Safra da história, tendo a sensibilidade de avaliar o cenário de preços das commodities e oferecer créditos para que os produtores possam investir e custear a safra gerando mais oportunidades tanto para os trabalhadores rurais, como para todo o comércio nas cidades.