MUNICÍPIOS

Favela 3D promove desenvolvimento em Guarulhos (SP)

Programa realizado pela gestão do prefeito Guti (PSD) e a ONG Gerando Falcões prevê investimentos em habitação, saúde, educação e geração de renda na comunidade Barra de São Miguel

20/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Guti assina convênio que prevê ações que vão garantir moradias dignas para a comunidade, acesso à saúde, educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda.

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

 

Promover o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores de baixa renda em Guarulhos, município de 1,2 milhão de habitantes da Grande São Paulo. Esses são os objetivos do projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, resultado da parceria firmada nesta terça-feira (19) entre o governo do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, e a ONG Gerando Falcões, que vai realizar o programa na comunidade Barra de São Miguel, em Cumbica. O termo de cooperação entre a entidade e a prefeitura foi assinado em cerimônia realizada no Teatro Adamastor. Além do prefeito e do fundador da organização não governamental, Eduardo Lyra, o evento contou com secretários municipais e representantes do Instituto Sonhar, outro parceiro do projeto.

Desenvolvido pela ONG, o programa prevê ações que vão garantir moradias dignas para a comunidade, acesso à saúde, educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda. Além disso, inclui iniciativas voltadas às crianças, à promoção da autonomia feminina e à cultura de paz. “Hoje celebramos uma parceria fundamental para Guarulhos, que começou com um sonho. Aos poucos, mais pessoas se uniram a ele, dando apoio e motivação para chegarmos até aqui. Esta é a verdadeira transformação que buscamos: pessoas de bom coração unindo forças e fazendo a diferença, porque ninguém alcança grandes feitos sozinho, nem transforma o mundo só”, destacou Guti.

O projeto já realizou o mapeamento do local para a identificação das principais necessidades da comunidade. De acordo com as estimativas da Gerando Falcões, 206 famílias vivem na Barra de São Miguel. Do total de 372 moradores, 64% estão desempregados e 42% são analfabetos. Segundo o documento assinado, o governo municipal ficará responsável pela execução de serviços de drenagem e canalização, pavimentação, instalação de iluminação pública, além da regularização de imóveis, de ações para a recolocação profissional dos moradores, de investimentos em saúde e educação e de obras para a melhoria do saneamento na área.

A ONG, em parceria com o Instituto Sonhar, que realiza ações na região há cinco anos, deverá promover ações de urbanismo social e a construção de casas sustentáveis, entre outras melhorias habitacionais. O documento que oficializou a parceria estabelece, ainda, que as entidades deverão realizar programas esportivos, culturais e de capacitação profissional, estimular o desenvolvimento de empreendedores e implantar o Centro de Referência Favela 3D.

Parceria

Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões, ressaltou a importância da parceria entre os setores público e privado. “É muito satisfatório poder contar com a prefeitura, que está aberta e pronta para colaborar. Graças ao compromisso do prefeito em arrumar as contas públicas e enfrentar desafios como o rodízio de água, estamos avançando na garantia dos direitos básicos, como o acesso ao saneamento na cidade. Juntos, vamos empoderar a comunidade para erradicar a pobreza pela raiz.”

As secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação, Administrações Regionais, Serviços Públicos e Transportes e Mobilidade Urbana, além da Sabesp e da EDP Brasil, vão trabalhar nas obras. Os diagnósticos para a execução das políticas públicas começaram a ser realizados por todos os órgãos envolvidos em 2023.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter