MUNICÍPIOS

Florianópolis entrega obras em festa de aniversário

Parque do Abraão e Faixa de Areia em Jurerê são inaugurados na comemoração dos 351 anos da capital catarinense. Evento inclui uma série de atrações e entregas no fim de semana

22/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O Skate Park do Parque do Abraão tem a segunda maior pista de Santa Catarina

 

Edição Scriptum

 

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), comemora o aniversário de 351 anos da capital de Santa Catarina, no sábado (23), com uma série de atrações e entregas durante o dia. Depois do tradicional corte do bolo, às 9h, haverá a inauguração da urbanização do Parque do Abraão e Skate Park e a entrega oficial do engordamento da praia de Jurerê.

“Com 351 anos, Floripa é uma cidade jovem que inova e se renova a cada dia. Nosso aniversário está repleto de programações culturais e entregas para a nossa população ter momentos de lazer. Parabéns Floripa e a todos que vivem aqui”, disse Topázio Neto.

O Skate Park do Parque do Abraão é o primeiro do Continente e tem a segunda maior pista de Santa Catarina, com 1.355,90 m². A partir de agora, as estruturas poderão ser usadas pelo público em geral. O local ainda conta com uma pista de skate street de 744,90 m² com arquibancada, sendo que ambas as pistas estão habilitadas a receber campeonatos locais e nacionais, como foi o caso do Circuito Brasileiro de Skate STU Floripa.

Uma parte da estrutura que já existia no Parque do Abraão foi mantida, como a pista de caminhada e a horta comunitária. A pista era em terreno natural e passou a contar com piso em concreto com definições tanto para caminhada quanto para ciclovia, e a horta foi ampliada. No mais, a área ainda tem playground, campo de futebol e academia de ginástica, para pessoas de todas as idades.

A inauguração também contará com participação de projetos sociais em Florianópolis. Shows nacionais serão promovidos pela Maratona Cultural, com incentivo do município. O investimento no parque foi de mais de R$ 4,9 milhões.

 

Na praia do Jurerê foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia, que foi “puxado” do fundo do mar

 

Praia do Jurerê

O engordamento de Jurerê foi o maior já executado na cidade e, ainda assim, o que levou menos tempo, sendo exatos 44 dias. A obra, iniciada em 26 de fevereiro, contemplou os 3,38 quilômetros entre o costão do lado tido como Internacional até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional, que faz divisa com Canajurê. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia, que foi “puxado” do fundo do mar dali mesmo pela draga holandesa Lesse.

Após as obras, a praia de Jurerê, que em alguns pontos não tinha mais faixa de areia dada a erosão costeira, passou a contar inicialmente com 40 metros de largura em toda a extensão contemplada. Sendo que a expectativa é a de que essa faixa se estabilize em 30 metros dentro de sete anos, com a conformação natural pela maré meteorológica.

A Maratona Cultural é uma das programações mais esperadas pelo público no aniversário de Florianópolis. Em 2024, o evento traz atrações nacionais ao longo dos dias 22, 23 e 24, como Pitty, Maria Rita e Cláudia Abreu, com sua peça Virgínia. No dia 23, data do aniversário de Florianópolis, a Maratona tem programações em toda cidade. Toda programação pode ser conferida no site maratonacultural.com.

O Mercado Público também traz eventos durante a comemoração. A Polícia Militar de Santa Catarina leva o Samba Show e o parabéns será cantado às 12h30. O grupo Nosso Samba estará no Vão Central, além de Samba da Ilha.

 

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter