CÂMARA

Gilberto Nascimento defende maior transparência

Deputado do PSD de São Paulo apresentou projeto que prevê mais transparência na divulgação de notas fiscais de órgãos públicos. A proposta precisa ser analisada por duas comissões temáticas

09/02/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Gilberto Nascimento: “Divulgação proporcionaria grandes avanços em termos de transparência e de controle social”

 

 

Edição Scriptum com Agência Câmara

 

Tendo em vista a maior transparência das ações do poder público e o controle social de órgãos governamentais, o deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP) apresentou na Câmara o Projeto de Lei 5773/23, que prevê que a base nacional de notas fiscais eletrônicas contenha as notas fiscais relativas aos órgãos públicos para livre consulta pública, sem constituir violação de sigilo fiscal. O texto inclui a previsão na Nova Lei de Licitações e Contratos no dispositivo que trata da divulgação aberta, no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Segundo Gilberto Nascimento, a divulgação simplificada, abrangente e acessível da parcela da base nacional de notas fiscais eletrônicas (NF-e) referente àquelas emitidas por particulares em favor da Administração Pública nas esferas federal, estadual, distrital e municipal configura importante instrumento de economia. De acordo com ele, a medida ajuda na otimização das pesquisas de preços a serem realizadas pelos servidores responsáveis pela fase interna de licitações.

“No âmbito externo, a divulgação proporcionaria grandes avanços em termos de transparência e de controle social, ao viabilizar que a sociedade tenha uma ferramenta fidedigna e confiável para acompanhamento dos gastos públicos”, afirma Nascimento.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter