MUNICÍPIOS

Investimento reduz impacto da chuva em Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), mostrou alívio ao fazer um balanço dos impactos das chuvas dos últimos dias na cidade. Não houve desabrigados e serviços não foram afetados

15/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Topázio Neto em reunião que tratou dos impactos da chuva

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

 

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), mostrou-se aliviado na segunda-feira (15) ao fazer um balanço dos impactos das pesadas chuvas que atingiram a capital de Santa Catarina nos últimos dias. No total, entre os dias 12 e 15, foram 271 mm de chuva registrados, com grande concentração na noite de sábado para domingo. “Apesar das grandes chuvas, percebemos uma evolução da cidade por conta das obras recentes em estruturas de drenagem e um fluxo melhor do nível de água”, disse Topázio Neto em reunião com a Defesa Civil. Nenhum serviço essencial do município foi afetado.

Foram 13 ocorrências de deslizamento ou correlatas na capital catarinense, nos seguintes bairros: Centro, Saco dos Limões, Ingleses, João Paulo, Canasvieiras, Saco Grande, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Costeira e Carvoeira. Os alagamentos se limitaram às vias crônicas, algumas delas com influência direta do nível do mar. Não há desabrigados, apenas três pessoas desalojadas de Ponta das Canas que precisaram ir para a casa de amigos ou familiares.

Para o prefeito, contribuíram para esse resultado os investimentos feitos ao longo dos últimos anos, como as obras de drenagem e macrodrenagem para que ruas que constantemente alagam não sofram mais com esse problema. No Rio Vermelho, a macrodrenagem conecta ruas e ajuda no escoamento de água das chuvas. Atualmente mais de 60% das obras estão concluídas, ainda assim, já foi possível ver a diferença na superfície.

Ao todo são R$ 28 milhões de investimentos que contemplam nove vias na localidade com trabalhos de drenagem e pavimentação asfáltica. A limpeza de canais também contribui para evitar alagamentos. Em 2023, essa limpeza cresceu 55%, totalizando 245 km limpos.

As previsões indicam que o tempo vai melhorar essa semana, com o clima se estabilizando a partir de quarta-feira, com o sol reaparecendo e a temperatura declinando.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter