SEGURANÇA

Itapira reforça combate à violência doméstica

Programa lançado pelo prefeito Toninho Bellini (PSD) conta com apoio de comerciantes locais, que vão ajudar a encaminhar denúncias de mulheres que estejam sob ameaça

21/10/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Toninho Bellini durante o lançamento do programa

 

Preocupado com a proteção às mulheres em Itapira — município de cerca de 75 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — o prefeito Toninho Bellini (PSD) promove o projeto Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. A iniciativa conta com o apoio de representantes de órgãos públicos e da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI), que vão colaborar no encaminhamento de denúncias para a Guarda Municipal ou a Polícia Militar. “A violência contra a mulher é um tema de extrema importância que está sendo tratado desde o início do meu mandato. Estendendo essa ação para o comércio, nós ampliamos a rede de apoio e proteção a essas mulheres”, afirmou o prefeito.

Caso a moradora esteja sob ameaça e não se sinta segura para denunciar as agressões em sua casa, poderá procurar o estabelecimento de um comerciante da cidade e mostrar a palma da mão ou um papel com um X desenhado com tinta vermelha. Os comerciantes locais serão orientados para, de maneira discreta, coletarem os dados de quem está pedindo ajuda e acionarem as forças de segurança.

Ainda segundo Bellini, “o apoio dos comerciantes de nossa cidade será fundamental para o sucesso desta campanha e, principalmente, para que a ajuda a essas mulheres chegue o mais breve possível”. Neste sábado (23), a partir das 9h, na Praça Bernardino de Campos, a equipe do Centro de Referência Especializado da Mulher (CREM), em parceria com a ACEI, fará a distribuição de materiais informativos para comerciantes e todas as pessoas que passarem pelo local.

Lançamento

O programa foi lançado oficialmente em solenidade realizada na última segunda-feira (18). Entre as convidadas do evento estavam a secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Itapira, Vivian Nicolai, que ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha. “Todos precisam ajudar nessa busca ativa das mulheres e denunciar. O pouco que cada um fizer vai resultar em frutos muito importantes que serão colhidos no futuro”, destacou Vivian.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter