MUNICÍPIOS

Itapira (SP) garante moradias para idosos de baixa renda

Prefeito Toninho Bellini (PSD) agradeceu ao secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, pela inclusão do município no programa estadual Vida Longa

06/06/2023

O prefeito Toninho Bellini durante reunião para protocolar pedido de inclusão do município no programa do governo de SP

Redação Scriptum com Prefeitura de Itapira

O prefeito de Itapira, Toninho Bellini (PSD), conseguiu a inclusão do município de 75 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo no programa Vida Longa, do governo estadual. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais. “Estamos muito felizes por termos nosso pleito atendido e com tanta rapidez. Era uma solicitação que já havia sido feita em 2021 e a reunião com a nova equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação ocorreu há poucos dias. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas por autorizar esse convênio e também ao secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, por intermediar nosso contato”, afirma Bellini.

O valor estimado do convênio é de R$ 7,5 milhões. A verba será utilizada na construção de até 28 moradias e área de convivência social para pessoas com 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados. Além disso, os beneficiários devem ser independentes para as atividades da vida diária, estar em situação de vulnerabilidade social e ter renda mensal de até dois salários mínimos. Dados do cadastro habitacional de Itapira registram uma demanda de 229 pessoas acima de 60 anos e que têm essa renda mensal. “Agora daremos prosseguimento a todos os trâmites necessários para a assinatura do convênio e demais processos para o início das obras”, explica o prefeito.

As unidades habitacionais contam com itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes. Planejado para incentivar o processo de socialização dos moradores, os residenciais têm espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório, área externa com churrasqueira e forno a lenha, aparelhos para atividades físicas, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.