Entrevista

Kassab diz que governo combaterá pressão contra a neutralidade da rede

Para o ministro, que é pessoalmente contra o fim da isonomia, a hora é de focar em temas como a expansão da banda larga

05/01/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Gilberto Kassab: “Não está na hora de discutir a neutralidade ou não. Está na hora de expandir a internet”

 

Edição Scriptum

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai atuar contra o movimento das empresas de telefonia para revisar o decreto que garante a neutralidade da internet, regra que impede as empresas de telecomunicações de cobrar mais dos clientes para determinados serviços digitais. A decisão foi anunciada pelo ministro Gilberto Kassab em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na edição desta sexta-feira (5) – leia aqui a íntegra da entrevista do ministro.

Kassab disse à Folha que o governo é contra o fim da neutralidade no Brasil. “É posição do governo. Somos contra. Eu pessoalmente sou contra. O Brasil não está preparado para essa discussão. É uma decisão de poder político. Não terá iniciativa política neste sentido”, disse ele. “Nós temos que ainda expandir muito o uso da banda larga. Estamos iniciando o programa Internet para Todos. Há regiões do Brasil que, adensadas, não têm internet. Não está na hora de discutir a neutralidade ou não. Está na hora de expandir a internet”, disse.

As empresas de telecomunicações prometem pressionar o governo pela mudança, no rastro da decisão tomada em dezembro, pelo FCC (Federal Communications Commision), a agência de telecomunicações dos EUA. As regras que impediam tratamentos diferenciados na oferta de internet foram derrubadas. O objetivo da mudança é permitir o bloqueio de acessos a determinados conteúdos ou aplicativos, a degradação da velocidade de navegação ou o pagamento extra para que determinados apps de vídeo ofereçam filmes em alta definição mais rápido que pelas conexões convencionais.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter