Câmara

Marcos Reategui propõe criação do “Julho Amarelo”

Proposta do deputado do PSD do Amapá pretende criar ações preventivas e educativas contra a hepatite

23/11/2016

FacebookWhatsAppTwitter
O deputado Marcos Reategui.

O deputado Marcos Reategui.

De acordo com a Coordenação de Hepatites Virais, DST e Aids do Ministério da Saúde, estima-se que entre 1,4 e 1,7 milhões de brasileiros tenham hepatite C, mas apenas 20% sabem que são portadores. De acordo com a OMS, 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão relacionados diretamente com os vírus da hepatite B e C.

Por isso, em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que o dia 28 de julho seria o dia mundial da luta contra as hepatites virais. Para aumentar as ações preventivas e educativas em relação à doença no Brasil, o deputado Marcos Reategui (PSD-AP), apresentou projeto que institui o “Julho Amarelo”. “É importante que campanhas nacionais estimulem os cidadãos a se vacinarem e buscarem o diagnóstico precoce”, alerta o parlamentar.

A proposta recebeu parecer favorável do pessedista Fábio Mitidieri (SE) e foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Agora o texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter