MUNICÍPIOS

Maringá (PR) lança projetos na Semana do Meio Ambiente

Na gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD), cidade do Norte do Paraná lança maior programa de reciclagem de óleo de cozinha e novos projetos sustentáveis, além de eventos comemorativos

05/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

Parque do Ingá, em Maringá

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

 

Além de uma programação especial, com diversos eventos, a gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), vai celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com o lançamento de diversas iniciativas voltadas à preservação ambiental.

Na ‘Semana do Meio Ambiente’, entre os dias 5 e 7 de junho, serão lançadas projetos para reforçar ações práticas da gestão municipal que contribuem com a agenda climática. Já na segunda-feira (5), na abertura das comemorações, foi feito o lançamento do ‘Projeto Óleo Zero’, o maior programa da história da cidade para reciclagem de óleo de cozinha usado, e o ‘Programa Maringá pelo Clima’. A programação da semana também inclui a criação do primeiro Pomar Urbano Sensorial de Maringá.

Inicialmente, o ‘Óleo Zero’vai atender cerca de 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa, realizada pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, consiste na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Cada litro de óleo recolhido retornará para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Após a primeira etapa, a ideia é ampliar a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta pela cidade.

A programação de abertura também reúne o lançamento do ‘Programa Maringá pelo Clima’, para incentivar adoção de medidas por empreendimentos privados em prol do clima. Pelo programa, o município também desenvolverá ações de diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa, como o inventário municipal de emissões, para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

Durante a ‘Semana do Meio Ambiente’, também haverá a assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno, o que vai garantir agilidade às solicitações. O cronograma de atividades inclui o lançamento do primeiro pomar urbano sensorial, debates técnicos, palestras, mesa redonda sobre mudanças climáticas e outras atividades.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter