Internet

Ministro Kassab: satélite nacional é estratégico para o país

Em vídeo, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações fala sobre os benefícios que o equipamento trará para o Brasil. Lançado em maio, o SGDC está em fase de testes

22/05/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Destacado pelo ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como estratégico para o futuro do Brasil (veja vídeo abaixo), o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas está em fase de calibragem de sistemas, para a verificação do funcionamento das funções do equipamento, processo que pode demorar até 45 dias. Os procedimentos são feitos a partir da órbita geoestacionária, a 36 mil quilômetros de altitude em relação à superfície terrestre, à qual o SGDC chegou no dia 13 de maio.

Lançado no dia 4 de maio, o satélite é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa, recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos. Foi adquirido pela Telebras e possui uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) – especialmente em áreas remotas –, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.

Sua importância para a sociedade brasileira, segundo o ministro Kassab, pode ser medida pelo fato de que 70% da capacidade do SGDC estará disponível para ampliar a banda larga e aumentar a oferta de acesso à internet em todas as regiões do país, levando melhores condições para os serviços de saúde e educação, por exemplo.

Os dados emitidos e recebidos pelo SGDC são acompanhados pelos Centros de de Operações da Telebras, instalados no Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em Brasília (DF), e na Estação de Rádio da Marinha, no Rio de Janeiro (RJ). Essas duas unidades são as responsáveis por controlar o satélite após o processo de calibragem, previsto para se encerrar em meados de junho. Os testes são conduzidos pela Thales Alenia Space, empresa francesa construtora do equipamento.

Segundo o diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente, até o momento, todas as manobras foram realizadas com sucesso. “Isso nos dá a garantia de que obtivemos êxito nesse projeto. O próximo passo é concluir a infraestrutura terrestre necessária à prestação do serviço com qualidade”, conclui.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter