SENADO

Nelsinho Trad: “CRE terá muito trabalho neste semestre”

Senador do PSD-MS, que preside a Comissão de Relações Exteriores, cita a indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada nos EUA como uma das questões a serem debatidas este ano

12/08/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

 

Presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado terá pela frente, neste segundo semestre, questões delicadas e polêmicas a debater. Em entrevista à TV Senado, Nelsinho Trad falou sobre a expectativa do colegiado, como a possível indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Ele destacou ainda que a CRE deve promover debates sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul e audiências para buscar soluções para familiares de vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense, que aconteceu em novembro de 2016.

Após a volta do recesso parlamentar, os trabalhos da CRE recomeçaram na quinta-feira (8), quando o colegiado sabatinou e aprovou três indicados para embaixadas. A diplomata Maria Laura da Rocha vai chefiar a embaixada do Brasil na Romênia. A embaixada brasileira em Cingapura terá como chefe a diplomata Eugenia Barthelmess. O diplomata Ary Norton de Murat Quintella será o embaixador na Malásia. Ele vai acumular o cargo com a representação brasileira no Brunei. As indicações ainda precisam ser confirmadas em Plenário.

As sabatinas foram coordenadas  por Nelsinho Trad , que desejou sucesso aos diplomatas em suas novas missões. Logo depois das sabatinas, a CRE aprovou a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Israel (PRS 44/2019). O relatório da senadora Mara Gabrilli foi lido pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que disse se sentir honrado em ler o texto, pelo fato de ser judeu.

A comissão também aprovou a criação de uma subcomissão, com três membros titulares e outros três suplentes, para, no prazo de 60 dias, buscar informações sobre uma suposta tentativa de favorecimento ilegal a uma empresa brasileira que atua na área de energia. Para essa empresa teria sido prometida a venda, em condições especiais, de energia excedente vinda do Paraguai.

Nelsinho Trad elogiou a iniciativa do requerimento, de autoria de Jaques Wagner: “Quero parabenizar o senador Jaques Wagner pela iniciativa. Realmente é um assunto que precisa ser colocado em total transparência. Na próxima reunião, nós já anunciaremos os integrantes da subcomissão”, declarou Trad.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter