SEGURANÇA

Otto Alencar destaca redução de assaltos a bancos no país

Senador do PSD da Bahia diz que punição mais pesada foi um dos fatores que resultaram na queda e beneficiou cidades do interior que vinham perdendo agências por conta dos riscos

12/09/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O senador Otto Alencar

 

Edição: Scriptum

 

A punição mais pesada a criminosos responsáveis por assaltos a bancos foi uma das razões que levaram à queda no índice desse tipo de crime. A afirmação é do senador Otto Alencar (PSD-BA), que comentou nesta quarta-feira (11), no Plenário do Senado, os mais recentes indicadores de criminalidade no País.

De acordo com o parlamentar baiano, a redução dos assaltos a banco no país ocorreu especialmente após a aprovação de uma modificação no Código Penal. Proposta por ele, a mudança deu origem à Lei 13.654, de 2018, que aumenta a punição aos autores desse tipo de crime. A pena, que era de um a quatro anos de prisão, passou a ser de quatro a dez anos. Além disso, explicou, a nova norma também estabelece que os bancos têm que colocar dispositivos nos caixas eletrônicos para tingir, danificar ou cortar as cédulas, em caso de arrombamento.

Otto elogiou a atitude do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que respondeu à indagação do senador sobre o cumprimento efetivo da obrigatoriedade de colocar os dispositivos.

O parlamentar manifestou também sua preocupação pelo fato de que muitas vezes as agências assaltadas em cidades do interior não são reabertas, causando uma série de problemas aos moradores. No entanto, ressaltou, 80% de todos os terminais já foram regularizados. “Espero que se possa atingir 100% e que essas agências bancárias, através do Banco Central, possam ser reabertas, até como posto bancário. Às vezes eles fazem convênio com os Correios e Telégrafos e fazem banco postal, que não é o ideal, porque você não tira a cédula, mas, de alguma forma, melhora a situação”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter