ELEIÇÕES 2020

Padre Eraldo é pré-candidato do PSD no sertão de Alagoas

Prefeito de Delmiro Gouveia deve se candidatar à reeleição este ano. Premiado pela Fundação Abrinq, ele tem uma longa lista de bons resultados obtidos no atual mandato

13/07/2020

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito e pré-candidato Padre Eraldo

 

 

Em Delmiro Gouveia, município de 52 mil habitantes no Alto Sertão de Alagoas, o prefeito Padre Eraldo é o pré-candidato do PSD à reeleição. Recentemente homenageado com o título de Prefeito Amigo da Criança pela fundação Abrinq, um destaque obtido pela primeira vez no município, ele acredita que será reeleito com bases nos resultados obtidos por sua gestão na área social e por ações estruturantes na agricultura, saúde e no ensino municipal.

Em recente entrevista à rádio Delmiro FM, Padre Eraldo lembrou que, desde o início de seu mandato, em 2017, vem concentrando esforços nesses setores. Na educação, conseguiu aumentar o número de alunos matriculados, melhorou a merenda escolar, garantiu o reajuste dos servidores, melhorou os índices de aprendizado e de gestão e está realizando uma intensa transformação nas unidades escolares municipais.

O trabalhador rural também foi beneficiado com várias ações na área da agricultura familiar. Parcerias inéditas trouxeram conhecimento técnico e diversificação dos cultivos. Embrapa, Instituto Terra Viva e Serta são algumas das entidades e órgãos que estão presentes, diariamente, na vida do homem do campo em Delmiro Gouveia.

Outro avanço na área foi a criação das regiões administrativas onde a comunidade foi beneficiada com tratores e outros implementos, deixando que o conjunto de agricultores decidisse as melhores práticas para cada área.

Comunidades que antes dependiam exclusivamente de caminhões-pipa, agora contam água na torneira. Os programas de distribuição beneficiaram cerca de 600 famílias. Outros 200 pequenos agricultores receberam a outorga do uso da água do canal, que agora irriga de forma legal as áreas produtivas. E para fazer enfrentamento à seca, 8 grandes barragens estão sendo construídas, onde serão represados cerca de 100 milhões de litros de água, um volume capaz de abastecer uma cidade com 40 mil habitantes durante 30 dias.

Para conceder ao Padre Eraldo o título de Prefeito Amigo da Criança, os dados analisados pela Fundação Abrinq compreendem o período entre os anos de 2017 e 2020, nas áreas de saúde, educação e ação social. Nesta edição, 2.346 municípios foram cadastrados e somente 125 foram reconhecidos pelo programa. Em Alagoas, 41 municípios participaram e apenas 3 foram premiados.

Segundo os dados divulgados pela Fundação Abrinq, Delmiro Gouveia se destacou nos seguintes quesitos:

– Aumento de 7,9 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 50%, em 2016, para 57,9%, em 2019.

– Redução de 11,7 pontos na taxa de mortalidade infantil do município. De 23,9 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 12,2 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018.

– Aumento de 994,4% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via dedução do imposto de renda de pessoas físicas. De R$ 2.781, em 2017, para R$ 30.434, em 2019.

– Aumento de 9,7 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola). De 73,9%, em 2016, para 83,6%, em 2019.

– Aumento de 17,3 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 0,7%, em 2016, para 18,1%, em 2019.

De acordo com o prefeito, “nunca na história de Delmiro Gouveia, tantas ações planejadas para o desenvolvimento estruturante do município foram realizadas em tão pouco tempo. Reestruturação das escolas, construção de quadras e ginásio esportivo, investimentos no turismo, melhorias na rede municipal de saúde, além de diversas outras ações importantes”.

Segundo Padre Eraldo, o eixo direcional de todos estes investimentos foi a melhoria dos serviços públicos para a população que mais precisa deste apoio. “Esta é a minha visão. Antes de pensar em asfalto, eu penso em gente, na criança que precisa da creche, da merenda de qualidade, no agricultor que não precisa mais deixar suas terras para tentar renda fora da sua casa, na gestante que precisa de um acompanhamento de qualidade. E assim construímos a nossa gestão, com muita decência e o pensamento que sempre é preciso fazer mais por aqueles que tem menos”, concluiu.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter