GESTÃO

Paraná é destaque em ranking nacional de geração de empregos

Entre janeiro e setembro deste ano, Estado administrado por Ratinho Junior (PSD) registrou 39,3 % das vagas de empregos formais criadas na região Sul

18/10/2019

FacebookWhatsAppTwitter

Paraná registrou o maior índice de crescimento na atividade industrial do País entre janeiro e agosto

 

Edição: Scriptum

 

Administrado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o Paraná registrou 9.218 novas vagas de empregos formais em setembro, o sexto melhor resultado entre os Estados brasileiros. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira (17). O resultado representa aumento em relação ao verificado em agosto deste ano, quando foram registradas 8.726 contratações. A íntegra do levantamento pode ser conferida aqui.

Entre janeiro e setembro de 2019, o Paraná criou 59.295 vagas formais — um crescimento de 2,28% no número de postos de trabalho em comparação com o mesmo período de 2018. Do total de 150.587 vagas criadas na região Sul nos primeiros nove meses deste ano, 39,3% foram no Estado.

Ratinho Junior destacou que os resultados estão na esteira de um panorama econômico mais favorável ao mercado paranaense. “Organizamos a máquina pública, pacificamos o ambiente de negócios e conseguimos atrair mais de R$ 16 bilhões de investimentos privados neste ano. Também destravamos o processo de abertura de empresas”, afirmou, ressaltando diversas medidas para modernizar a infraestrutura.

Setores

O principal impulsionador do emprego no Paraná em 2019 foi o setor de serviços, com saldo de 36.343 novos postos de trabalho, crescimento de 3,5% em relação ao mesmo período de 2018. Somente em setembro deste ano foram 4.341 contratações. A construção civil também indica sinais de plena retomada, com 9.883 novas vagas, o que representa um crescimento de 8,21% no ano.

O terceiro setor que mais contratou foi a indústria de transformação, evidência que já havia sido detectada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destacou o Paraná com o maior índice de crescimento na atividade industrial do País entre janeiro e agosto, com 6,5%. No consolidado do ano foram 7.565 novas vagas, aumento de 1,19% em relação a 2018.

Ratinho Junior destacou que os resultados estão na esteira de um panorama econômico mais favorável ao mercado paranaense

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforçou que as políticas adotadas no Estado a partir deste ano têm como foco ampliar as oportunidades de emprego e renda para os paranaenses. “Seguimos uma linha constante de crescimento. Estamos mergulhados em uma ação proativa nas Agências do Trabalhador para intermediar mão de obra para as empresas e na missão de qualificar cada vez mais os trabalhadores paranaenses”, apontou.

Leprevost afirmou, ainda, que a secretaria trabalha em parceria com a Volkswagen e o Senai para dobrar o número de trabalhadores qualificados pelo projeto Carretas do Conhecimento em 2020. Lançado neste ano, o programa percorre 46 cidades do Estado e prevê formar 2,5 mil pessoas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter