ESTADOS

Paraná investe para ampliar capacitação em tecnologia

O governador Ratinho Junior (PSD) lançou o programa Geração Paraná Digital, que vai estimular municípios e iniciativa privada a criar cursos para formar desenvolvedores de softwares

23/06/2022

O governador Ratinho Jr: programa é ferramenta para que jovens se preparem para trabalhar com tecnologia e buscar as novas profissões.

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Suprir a demanda do mercado por profissionais com capacitação em tecnolocia e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de carreira para jovens, são objetivos do programa Geração Paraná Digital, lançado na quinta-feira (23) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O protocolo de intenções foi assinado pelo durante o ViaSoft Connect 2022, evento de inovação em gestão empresarial que ocorre até sexta-feira (24), no Expo Unimed, em Curitiba.

O Paraná Digital vai promover a pesquisa científica com a criação de cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI) para suprir parte da demanda do mercado de produção de software. A proposta foi desenvolvida pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas em parceria com a Fundação Araucária, Associação dos Municípios do Paraná e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação.

Ratinho Junior explicou que “o mundo passa por um novo momento tecnológico e o Estado tem a obrigação de criar um ambiente para que os jovens estejam conectados. Uma preparação para que possam trabalhar com tecnologia, buscar as novas profissões. É um programa que vai permitir aos jovens paranaenses entrarem nesse mercado de trabalho, que carece de mão de obra qualificada e paga ótimos salários”.

O governador reforçou que, ao formar desenvolvedores e profissionais de Tecnologia da Informação, o Paraná amplia o potencial de empregabilidade e inserção na nova economia, gerando possibilidades de trabalho e renda em todos os municípios do Estado. “A pessoa pode trabalhar em casa, de qualquer cidade do Paraná, para uma empresa de outro lugar do País ou do mundo. Mas vai gastar o seu salário no comércio da região, fazendo a economia local girar”, disse.

Ele lembrou que o Geração Paraná Digital se une a outras propostas já em desenvolvimento pelo Governo do Estado, como o Robótica Paraná, que foca no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

“Para isso instalamos internet de alta velocidade em todas as escolas públicas do Estado. Somos reconhecidos pela tecnologia e inovação, mas queremos avançar mais, por isso essas ações em andamento”, disse o governador.