MUNICÍPIOS

Prefeito do Rio valoriza relações com o consumidor

Para Eduardo Paes (PSD), relacionamento está cada vez mais consolidado no setor público e privado “e representa o exercício pleno da cidadania”. Na cidade, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas

19/10/2021

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Paes ressaltou que o trabalho do Procon Carioca deve servir de exemplo para todo o Brasil

 

O relacionamento com o consumidor, no setor público ou privado, está cada vez mais consolidado “e representa o exercício pleno da cidadania”. A opinião é do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que participou nesta terça-feira (19) da celebração dos dez anos do Procon Carioca (Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor). Lembrando que, desde sua criação, o órgão já atendeu mais de um milhão de pessoas, com índice médio de 80% das questões resolvidas, Paes ressaltou que o trabalho do Procon Carioca deve servir de exemplo para todo o Brasil, “mostrando que é possível ter essa relação com o consumidor de forma salutar”.

Na cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e as universidades Simonsen, em Padre Miguel, na Zona Oeste, e Cândido Mendes, em Ipanema, na Zona Sul, para ampliar a capacidade de atendimento à população.

A parceria permitirá que técnicos do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania, capacitem alunos do curso de direito das instituições. Dessa maneira, eles poderão atender a população nos núcleos de práticas jurídicas dos campus universitários.

O secretário especial de Cidadania, Renato Moura, destacou a importância de os consumidores terem cada vez mais acesso aos serviços do Procon Carioca. Uma forma de garantirem a defesa de seus direitos e evitar que conflitos virem ações judiciais. “A população carioca tem um serviço de atendimento 24 horas, sete dias por semana e 365 dias no ano. Nossos servidores estão sempre disponíveis através das plataformas digitais, atendimentos itinerantes e mutirões’, disse.

Serviços

A atuação do Procon Carioca na busca por solução de conflitos junto a empresas pretende evitar processos judiciais, mais lentos e dispendiosos. Entre as principais demandas estão as relacionadas a concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, além de atrasos de entregas e propagandas enganosas. “O Procon Carioca é um serviço importante para a população. É muito gratificante fazer parte desde o início, poder ajudar as pessoas, é um serviço que muda a vida das pessoas. O direito do consumidor é um direito do dia a dia”, afirmou Renata Ruback, assessora chefe do Procon Carioca, que foi homenageada na cerimônia em nome de todos os servidores do órgão.

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