MUNICÍPIOS

Prefeitura de São José dos Campos (SP) concede Mercado Municipal para associação de comerciantes

Iniciativa da gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) vai modernizar o mais tradicional espaço comercial da cidade e promover a geração de empregos

08/02/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Anderson Farias: “Nos próximos dias, o Mercadão passará pela maior reforma e revitalização da sua história”

 

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

 

A gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), oficializou nesta quarta-feira (7) a concessão do Mercado Municipal à associação criada por comerciantes que trabalham no centro de compras. O local é o mais tradicional espaço comercial do município do interior do Estado de São Paulo. O contrato firmado entre a prefeitura e a entidade prevê “uma operação qualificada por 15 anos, reforma obrigatória e melhorias para a população”.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Anderson Farias comemorou a iniciativa da administração, que faz parte do programa Urbaniza Centro. “Mais uma concessão para a conta. Agora foi a vez do Mercadão Municipal. São mais de 100 anos de uma história rica em tradições, no coração da cidade. Mais de um milhão de pessoas passam por lá todos os anos. Nos próximos dias, o Mercadão passará pela maior reforma e revitalização da sua história, com troca completa do telhado e do piso, novas instalações elétricas, novos banheiros, proteção contra incêndio e iluminação em LED”, disse o prefeito. No último dia 1, Anderson Farias apresentou a proposta de concessão do Parque Municipal Roberto Burle Marx, o Parque da Cidade, à iniciativa privada.

Ainda segundo o prefeito, nos dois calçadões laterais do Mercado Municipal serão instalados quatro parklets de 11 metros (espaços de lazer e convivência construídos em áreas contíguas às calçadas). A medida vai garantir maior visibilidade aos comerciantes e ampliar a capacidade de atendimento aos clientes. “É desenvolvimento e geração de emprego na veia”, ressaltou Anderson.

A assinatura do contrato de concessão do mercado ocorreu no mesmo dia em que foi realizada a licitação para a requalificação do espaço. Doze empresas apresentaram propostas e as documentações das participantes do processo licitatório estão sendo analisadas pela administração municipal.

 

Mercado Municipal é o mais tradicional espaço comercial do município do interior do Estado de São Paulo.

 

Consulta pública

O projeto para o mercado está sendo debatido com a população desde março de 2023. Em consulta pública, a prefeitura colheu sugestões para o edital de concessão do espaço comercial, que é patrimônio cultural de São José dos Campos. Durante esse processo, surgiu a proposta de concessão do local para os atuais permissionários.

Apoiados pela gestão de Anderson Farias, os comerciantes fundaram a associação e se enquadraram nos termos previstos na Lei Orgânica da cidade. A administração, operação e manutenção do mercado serão de responsabilidade da entidade concessionária. Caberá ao governo municipal a fiscalização dos serviços prestados, baseada em indicadores de produtividade.

Além do Mercado, o programa Urbaniza Centro prevê a modernização da rua 15 de Novembro, a reforma de praças históricas, entre outras ações que constam no Plano de Gestão 2021-2024.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter