INFRAESTRUTURA

Proposta do PSD para reduzir perdas nas comunicações

Setor de telecomunicações defende aprovação de projeto apresentado pelo deputado licenciado Sandro Alex (PSD-PR) para reduzir roubos de cabos de cobre, que afetaram 6,7 milhões de pessoas em 2020

23/07/2021

O deputado Sandro Alex

O furto ou roubo de cabos de cobre cresceu 34% no Brasil em 2020, afetando 6,7 milhões de usuários de serviços de telecomunicação e causando prejuízos de R$ 1 bilhão para as empresas do setor apenas no ano passado. Os dados são da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra). Em razão dessas perdas, o setor vem defendendo a aprovação ágil dos Projetos de Lei 5.845 e 5.846, ambos de 2016, de autoria do deputado federal licenciado Sandro Alex (PSD-PR).

Reeleito em 2018 para a Câmara, Sandro Alex é o atual secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná, comandado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

A primeira das propostas apresentadas pelo parlamentar do PSD prevê uma mudança nas leis dos crimes de furto e roubo, que já estão tipificados no Código Penal brasileiro, estipulando uma pena de três a oito anos de prisão para casos envolvendo cabos de cobre e equipamentos de telecomunicações. Já o segundo PL estabelece sanção penal para qualquer atividade exercida com a utilização de equipamentos e cabos obtidos por meio criminoso, inibindo, assim, a receptação.

De acordo com o presidente da Feninfra, Vivien Mello Suruagy, o volume de roubos e furtos verificados no ano passado supera em 16% o verificado em 2019. “No ano passado, foram registradas no Brasil 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, equivalendo a uma extensão de 4,6 mil quilômetros de fios, maior do que a distância entre os extremos brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, que é de 4,2 mil quilômetros”, disse.

A Feninfra tem se mobilizado juntamente com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital) para tentar sensibilizar as autoridades a respeito do furto e do roubo de fios de cobre no país.

“Esperamos a aprovação dos dois projetos, com a expectativa de que possam intimidar esses criminosos, que tantos prejuízos têm causado aos usuários, às operadoras e ao Brasil”, conclui Suruagy.