MEIO AMBIENTE

Proposta para ajudar a combater incêndios no Pantanal

Senador Carlos Fávaro (PSD-MT) pede à Câmara urgência na votação de projeto que permite o uso de aviões agrícolas para o combate de incêndios florestais. Texto foi aprovado pelo Senado no ano passado

26/07/2021

FacebookWhatsAppTwitter

O senador Carlos Fávaro

 

Já aprovado pelo Senado, o projeto de lei que autoriza e regulamenta o uso de aviões agrícolas para o combate de incêndios florestais depende agora da aprovação pela Câmara Federal. Autor do projeto (PL 4.629/2020), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) vem apelando aos deputados federais em favor da votação, com urgência, do texto. Para o senador, o uso desses aviões poderia ter ajudado a combater os incêndios do Pantanal no ano passado.

Fávaro enfatizou que a proposta, aprovada no dia 1º de outubro do ano passado no Senado, é relevante neste período de seca na região, porque poderá evitar maiores danos à fauna e à flora, destruídas nos grandes incêndios ocorridos em 2020.

Ouça a entrevista de Fávaro sobre o tema à Rádio Senado

Segundo Fávaro, o projeto conta com total apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). De acordo com ele, não há, nesse período, atividades agrícolas na região e as aeronaves estão inoperantes. Portanto, disse o senador, pode ser uma alternativa viável para ajudar previamente na proteção ambiental, além de estimular essa atividade econômica em tempo de estiagem, como o atual, na região.

“Queria fazer um apelo à deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania [da Câmara], para que designe um relator para dar seu parecer e levar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, desse modo, a colocar o assunto em pauta ainda este mês, de tal forma que possa ser sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e [assim] dispormos dessa ferramenta para o mais rapidamente possível começar a combater os incêndios florestais”, disse Fávaro.

 

Fonte: Agência Senado

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter