ENCONTRO NACIONAL

PSD lança “Manifesto de Brasília”, com defesa de princípios para 2022

Encontro nacional define parâmetros de conduta da sigla, incluindo a definição de candidatura própria para a presidência em 2022

24/11/2021

O senador Rodrigo Pacheco ressaltou a necessidade de respeito às pessoas e construção coletiva, com equilíbrio e responsabilidade.

Em reunião com cerca de mil pessoas de todo o País, incluindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, governadores e maciça presença de mulheres e integrantes do PSD Mulher, o PSD teve encontro nacional nesta quarta-feira (24), em Brasília. O partido aprovou o “Manifesto de Brasília”, uma série de parâmetros de conduta da sigla, incluindo a definição de candidatura própria para a presidência em 2022 e uma série de diretrizes para a formulação de políticas públicas a orientar lideranças e militantes.

O PSD também organizou nesta quarta, em Brasília, o encontro nacional do seu núcleo feminino (leia aqui). Além disso, se organiza em Brasília encontro do PSD Jovem, também nesta quarta.

No evento realizado nesta manhã, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, fez o convite ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – filiado ao PSD no último mês – para assumir a missão da disputar a presidência – a defesa da candidatura dele permeou diversas falas durante o encontro.

Evento teve a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab

Rodrigo Pacheco afirmou que “estará de corpo, alma, mente e coração” a serviço “do partido e do Brasil”. E destacou que o manifesto, “referendado de forma unânime”, é o início de um caminho de reconstrução do Brasil.

Ele disse ainda que “amor ao Brasil” não é “colocar uma camisa da seleção brasileira e sair atacando o STF”. E ressaltou necessidade de respeito às pessoas e construção coletiva, com equilíbrio e responsabilidade.

Cerca de mil pessoas de todo o País participaram do encontro em Brasília

Manifesto

Referendado por senadores, deputados, prefeitos, governadores, dirigentes e filiadas e filiados de todo o País, o Manifesto de Brasília defende, entre outros pontos:

* Prática da boa política permanente, com diálogo e sem fazer oposição por oposição;

* A existência de um estado mínimo e centrado nas prioridades sociais;

* O enfrentamento das questões sociais e a busca por menos desigualdade no País;

* Defesa intransigente da ciência, tecnologia e informação para o Brasil;

* O estímulo ao empreendedorismo e o foco na sustentabilidade para o desenvolvimento;

O encontro, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em Brasília, teve presenças de representantes de diferentes Estados. Líderes políticos de todo o País se revezaram para falar no palco.

Confira a íntegra do Manifesto:

MANIFESTO DE BRASÍLIA

Brasília, 24 de novembro de 2021

O Partido Social Democrático (PSD) realiza no dia 24 de novembro de 2021, no Centro de Convenções do Royal Tulip, em Brasília/DF, o ENCONTRO NACIONAL DO PSD. Os participantes, filiadas e filiados ao PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO, legenda que possui nos seus quadros 12 senadores, 35 deputados federais, dois governadores, mais de uma centena de deputados estaduais, centenas de prefeitos e vices, milhares de vereadores, dirigentes e militantes de Norte a Sul do País, reafirmam o compromisso do partido, de estar voltado para os interesses maiores do Brasil e deliberam, após consultas e debates, proclamar o Manifesto de Brasília, com as seguintes diretrizes para 2022:

1. Lançar candidatura própria para presidente da República;

2. Aumentar a diversidade na vida partidária e nas disputas eleitorais, privilegiando a participação de mulheres, jovens, negros e minorias;

3. Ampliar a bancada na Câmara dos Deputados;

4. Lançar o maior número possível de candidaturas aos governos estaduais;

5. Ampliar a bancada no Senado Federal;

6. Ampliar as bancadas nas Assembleias Legislativas;

7. Fomentar a participação de novos quadros na política;

8. Fomentar políticas de inclusão social e desenvolvimento trabalhista;

9. Defender um modelo de Estado que seja mínimo para fomentar a livre iniciativa, mas que, ao mesmo tempo, seja suficientemente forte, regulador, democrático e centrado nas prioridades sociais;

10. Assegurar Saúde, Educação e Segurança de qualidade a todos os brasileiros, com apoio para as famílias mais carentes;

11. Defender as liberdades de expressão e opinião e o direito do cidadão à informação verdadeira;

12. Estar ao lado da sociedade, do empreendedor, do trabalhador, das mulheres, dos jovens, da família brasileira, especialmente das menos favorecidas, que exigem respeito ao dinheiro público;

13. Assegurar sustentabilidade e preservação ambiental como fundamentos do desenvolvimento do Brasil e o papel de liderança global do País no setor;

14. Defender legislação clara e simples como forma de estimular o espírito empreendedor, desburocratizando e oferecendo segurança jurídica para investimentos produtivos;

15. Defender comportamento ético, coerente e transparente dos governantes e da classe política;

16. Alargar as fronteiras das cadeias produtivas de maneira sustentável e responsável;

17. Defender de maneira intransigente a ciência, a tecnologia e a inovação;

18. Reafirmar que o PSD praticará sempre a boa política, com diálogo, sem fazer “oposição pela oposição”.

Reafirmamos que faremos política para ajudar o Brasil. Nossos adversários não são inimigos a eliminar, mas cidadãos com os quais vamos dialogar, sem violências ou radicalismo;

Com nossas crenças e equilíbrio, respeitando as diferenças, vamos à luta unidos para pacificar o Brasil e construir um País mais sustentável, moderno, desenvolvido, ético, justo, inclusivo e solidário.

Esse movimento será um polo construtivo, transformador, de convocação e envolvimento da sociedade.

Vamos à vitória com nosso trabalho, com fé no Brasil e com a força e grandeza dos nossos sonhos!