ESTADOS

Ratinho Junior destaca conquistas de sua gestão

Governador do Paraná apresentou a representantes da mídia os resultados dos investimentos que seu governo vem fazendo em qualidade de vida e na criação de bom ambiente para negócios

27/02/2024

FacebookWhatsAppTwitter

De acordo com o governador Ratinho Jr., medidas resultam em um ambiente de negócios favorável aos investimentos privados

 

 

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

 

Com investimentos na qualidade de vida de sua população e na criação de um ambiente favorável a empreendimentos privados, o Paraná está vivendo um bom momento, com ações de grande impacto. Esse foi o recado que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) transmitiu na terça-feira (27) a representantes da Associação de Jornais e Portais do Paraná (ADIPR).

O governador citou como exemplos das iniciativas de sua gestão o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que já investiu mais de R$ 600 milhões na pavimentação das pequenas cidades do Estado, e o programa de concessões, que vai melhorar a infraestrutura de todas as regiões do Paraná, gerando mais de R$ 50 bilhões em investimentos nas rodovias.

De acordo com Ratinho Junior, estas medidas resultam em um ambiente de negócios favorável aos investimentos privados, que geram empregos, demandam insumos e movimentam cadeias produtivas. “Isso se reflete em alguns números recentes, como o índice do Banco Central que mede a atividade econômica dos Estados e que mostrou que o Paraná teve o maior crescimento do Brasil em 2023, com 7,8% de aumento. Outro exemplo é que alcançamos o menor índice de desemprego no Estado desde 2014, com 4,8% de desocupação, o que configura um cenário de pleno emprego”, complementou.

O governador elencou algumas áreas que têm se destacado, levando desenvolvimento para diferentes regiões do Estado. Uma delas é o turismo, que registrou crescimento de 10% no acumulado do ano de 2023 e teve a segunda maior alta do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso, que cresceu 16,4%.

“O Paraná sempre olhava muito timidamente para o turismo. Agora, não. Estamos com uma atenção especial, dando a estrutura e a visibilidade para este setor se desenvolver. Ele envolve uma grande cadeia de serviços que é fundamental para o desenvolvimento de uma região. E temos excelentes resultados nas regiões que trabalham com turismo de natureza, turismo náutico e religioso. Além do sucesso que registramos no Litoral do Estado nesta temporada de verão”, disse Ratinho Junior.

Agronegócio

A reunião também tratou sobre o cenário de momento do agronegócio, que registrou recordes de exportação no Estado em 2023, com 60 milhões de toneladas exportadas em 2023.

Ratinho Junior afirmou que tem buscado soluções para que os produtores locais tenham acesso a tecnologias que preservem as produções dos eventos climáticos e consigam se preservar em relação às oscilações de preço das commodities. “Estivemos recentemente em uma missão no Nebraska para ver soluções de irrigação por pivô central e estamos desenvolvendo formas de dar acesso dos produtores a estas tecnologias. Também estamos pensando em soluções em relação à armazenagem, para que o produtor possa trabalhar melhor com os preços”, afirmou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter