ESTADOS

Ratinho Junior destaca o Paraná como polo inovador

Na abertura do Smart City Expo Curitiba, o governador e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), falaram sobre o investimento que suas gestões vêm fazendo em projetos de inovação

20/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Jr. e o prefeito Rafael Greca

 

 

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

 

A abertura da edição 2024 do Smart City Expo Curitiba, evento de destaque no cenário nacional e internacional que busca promover inovação urbana e cidades inteligentes, teve na quarta-feira (19) a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD). Com o tema “Reinventando cidade para todos”, o evento reúne especialistas de diversas áreas para compartilhar experiências, ideias e soluções com setores público e privado visando a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Ratinho Junior destacou o reconhecimento do Paraná como um polo de inovação. Ele lembrou que no ano passado o Estado ficou em primeiro lugar no ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis da consultoria Bright Cities, fruto de um conjunto de investimentos em universidades, parques tecnológicos e ambientes inovadores.

“Apostar em inovação faz com que o Paraná siga crescendo acima da média nacional. O Banco Central apontou o Estado como o que mais cresceu no País no ano passado, um avanço de 7,8%, enquanto a média nacional foi de 2,45%”, disse o governador paranaense.

Por sua vez, o prefeito Rafael Greca anunciou a criação da Secretaria Municipal de Inteligência Artificial”. Segundo disse, o órgão atuará “nos moldes do que fazem os países mais importantes do mundo. Pessoalmente, acredito que não existe inteligência só artificial. Acredito na inteligência humana e recomendo que nossa inteligência artificial curitibana tenha coração. É assim que Curitiba, mais uma vez, se reinventa como cidade inteligente”, destacou Greca.

Ratinho Junior também reforçou que inovação não está ligada apenas à tecnologia, mas em encontrar soluções para problemas básicos das cidades, como o saneamento básico. “Aqui no Paraná vamos chegar em 2026-2027 como o primeiro estado do Brasil a ter o serviço de saneamento básico universalizado, enquanto a meta nacional é de 2033. Também temos cinco das 20 cidades com melhor atendimento de água e esgoto do País”, afirmou.

Além disso, Ratinho Junior destacou os investimentos do Estado na educação dos jovens, mencionando que meio milhão de alunos estão aprendendo programação na rede estadual de ensino e trezentos mil alunos têm aulas frequentes de robótica. “Temos um grande ‘berçário’ de talentos e estamos preparando todo um ecossistema de inovação em 18 polos espalhados pelo Paraná, onde reunimos o poder público e iniciativa privada para pensar em soluções inovadoras para nossas cidades”, complementou. “Outra ação é o Ganhando o Mundo, com mil alunos em intercâmbios”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter