ESTADOS

Ratinho Junior vai criar Secretaria de Estado da Mulher

O governador do Paraná destacou em evento da campanha Agosto Lilás os esforços realizados por sua gestão para ampliar a proteção das mulheres contra todo tipo de violência

09/08/2022

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Jr. durante evento promovido em Maringá no último domingo (7)

 

Redação Scriptum

 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), disse no domingo (7) que o Governo do Estado vai criar uma secretaria estadual da Mulher para tratar os temas de maior relevância para elas, que representam mais de metade da população paranaense. A afirmação foi feita durante evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, abordou a campanha de combate à violência contra a mulher.

O 1º Encontro das Mulheres Políticas do Paraná, realizado em Maringá, no Norte do Estado, integra a campanha Agosto Lilás, que tem por objetivo ampliar o combate à violência contra a mulher.

Durante o evento, Ratinho Junior mencionou algumas das políticas adotadas durante a sua gestão à frente do Governo do Estado para proteção das mulheres. “Criamos o Botão do Pânico como um recurso rápido de segurança pública que está sendo levado a todos os municípios do Paraná. Através do disque-denúncia, qualquer situação também pode ser relatada via telefone 181 ou pelo site da campanha”, explicou.

Os atendimentos são prestados pelos Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) que orienta as vítimas sobre como buscar ajuda, além de oferecer atendimento psicológico às mulheres. Atualmente, há 11 CRAM no estado que já responsáveis por cerca de 10 mil atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos.

Além das ações de acolhimento, o governador também defendeu programas e ações voltadas ao provimento de mais autonomia e oportunidades às mulheres, como o Banco da Mulher Paranaense, com oferta de crédito facilitado às empreendedoras, o Mulheres do Café, com estímulo à produção agrícola feminina, e os projetos de capacitação profissional oferecidos por órgãos e empresas estaduais.

“Com projetos de valorização das mulheres em todos os aspectos, do social ao financeiro, criamos um ambiente propício para que elas conquistem melhores condições de vida para empreender, se desenvolver e cuidar de suas famílias”, disse. “Com este evento da AMP, reforçamos também a importância delas para a política, onde a ampliação da presença feminina qualifica o debate e só gera benefícios para o nosso país e o Paraná”, concluiu Ratinho Junior.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher da AMP, a prefeita de Pérola, Valdete Cunha, trata-se do maior encontro de mulheres políticas já realizado na História do Paraná. “Mulheres políticas não são apenas aquelas que exercem mandatos, mas também as que estão em busca do seu espaço como pré-candidatas e que exercem influência no dia a dia da política paranaense”, afirmou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter