Referência na preservação do meio ambiente, São Paulo sediou encontro mundial em 2011

Foi a primeira vez que uma cidade brasileira recebeu o encontro, que resultou em documento reforçando a participação das cidades na discussão sobre mudanças climáticas

05/06/2014

Já como protagonista nas ações pela preservação do meio ambiente, a cidade de São Paulo sediou, em 2011, o encontro internacional do C40 Summit, grupo formado pelas 40 maiores cidades do mundo para discutir o papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas no planeta. A rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) reúne-se a cada dois anos, desde 2003.

Atualmente, a rede tem 67 cidades participantes e afiliadas, distribuídas nos seis continentes. Ela também conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Bill Clinton, dirigida pelo ex-presidente dos Estados Unidos. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles.

São Paulo foi escolhida para sediar o encontro de 2011 durante a reunião de 2009 em Seul, na Coréia do Sul, que teve participação do então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A definição foi feita pelo Comitê Executivo do C40 e anunciada pelo prefeito da cidade canadense de Toronto, David Miller, então presidente do C40, durante a cerimônia de encerramento da conferência sulcoreana. A capital paulista concorria à indicação com o Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Amsterdan (Holanda). Os encontros anteriores haviam acontecido em Londres (2003) e Nova York (2005).

David Miller afirmou, na época, que São Paulo é uma metrópole que tem se empenhado muito no combate à poluição e se destacado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente.

A quarta edição do congresso internacional – a primeira no Hemisfério Sul – aconteceu no início de junho e discutiu esforços globais para promover o crescimento sustentável. Participaram diversas autoridades mundiais, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o prefeito de Nova York e presidente da Rede C40, Michael Bloomberg, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. Durante o evento, Kassab destacou a importância das iniciativas empregadas pelo Município no combate às mudanças do clima.

Durante a C40 São Paulo Summit, foi assinado um memorando que celebrou o acordo de intenções entre a Rede C40 e o Banco Mundial. Por meio do protocolo assinado por Michael Bloomberg e Robert Zoellick, ficou definida uma parceria para ajudar os membros da C40 a elaborarem projetos de financiamento para iniciativas sustentáveis, com acesso ao crédito do Banco Mundial facilitado.

Do encontro paulistano resultou, também, a Carta de São Paulo, documento que reivindicava participação mais ativa das cidades na discussão global sobre as mudanças climáticas. Posteriormente, ele foi enviado aos membros da Organização das Nações Unidas (ONU) participantes do encontro Rio+20, conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu no Rio de Janeiro, no ano seguinte.

A Carta de São Paulo foi ratificada por Kassab e Michael Bloomberg, na época prefeito de Nova York e então presidente da Rede C40. Nela, os gestores municipais reivindicavam dos governos nacionais e dos organismos internacionais mais oportunidades para assumir a liderança nas ações ambientais.

Foi também durante o encontro na capital paulista que nasceu o Rio+C40: Prefeitos de Megacidades tomando atitudes sobre mudanças climáticas. O grupo se reuniu no Rio+20, em evento paralelo ao das nações.