MUNICÍPIOS

Sala Lilás atende mulheres vítimas de violência doméstica em Valinhos (SP)

Inaugurado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD), unidade oferece acolhimento e conta com brinquedoteca para os filhos das moradoras agredidas

02/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

A prefeita Capitã Lucimara: “O novo espaço oferece acolhimento humanizado, privacidade às mulheres e brinquedoteca para os seus filhos”

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Em Valinhos, município de cerca de 133 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, a prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) inaugurou na quarta-feira (31) a Sala Lilás, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). O local foi estruturado para o atendimento às mulheres em situação de violência e conta com área lúdica para crianças. Na inauguração da unidade, que faz parte do projeto Guardiã Maria da Penha, a prefeita destacou a importância do atendimento digno às vítimas. “O novo espaço oferece acolhimento humanizado, privacidade às mulheres e brinquedoteca para os seus filhos”, ressalta Capitã Lucimara.

A partir da denúncia da violência, a vítima será levada à Sala Lilás pela viatura da patrulha Maria da Penha ou de outra corporação. Enquanto a equipe atende a mulher agredida, os filhos da vítima poderão ficar na brinquedoteca com segurança. De acordo com a subinspetora da Sala Lilás, Rose Santos, depois de passar pela unidade, “a vítima é acompanhada até a Delegacia de Defesa da Mulher, onde também poderá ser solicitada pela autoridade policial a medida protetiva”.

Em um ano de atividades no município, o projeto Guardiã Maria da Penha realizou 650 atendimentos. Além disso, 53 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça foram assistidas.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter