MUNICÍPIOS

São José dos Campos (SP) é destaque em ranking nacional da educação

Município paulista governado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) ficou entre os cinco melhores do País em estudo realizado pela organização Roda Educativa

05/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

Em uma escala de 0 a 10, o município, que tem cerca de 697 mil habitantes, obteve nota 5,5 no levantamento.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

 

Administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD), o município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, conquistou a quinta colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023, entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Em uma escala de 0 a 10, o município, que tem cerca de 697 mil habitantes, obteve nota 5,5 no levantamento. A pontuação é a maior entre as cidades do Vale do Paraíba e supera a média nacional (5,1).

Elaborado pela Organização da Sociedade Civil Roda Educativa, o estudo indicou as oportunidades educacionais oferecidas a crianças e jovens em todo o País. O Ioeb analisou a proporção de professores com nível superior nas redes de ensino, a quantidade de estudantes entre 4 e 6 anos de idade matriculados na Educação Infantil, a duração da jornada escolar, entre outras informações. O levantamento também considerou o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Mais informações sobre a organização e o estudo podem ser conferidas aqui.

A rede municipal de São José dos Campos atende cerca de 80 mil alunos e conta com 113 escolas de Educação Infantil, 67 de Ensino Fundamental Integral e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Entre as principais ações do governo de Anderson Farias estão a promoção do ensino integral, o projeto Educação 5.0, que usa tecnologias para a melhoria do processo de aprendizagem, e o programa Recupera, que oferece aulas de reforço para os estudantes. Além disso, a prefeitura zerou a fila de espera por vagas na Educação Infantil e investe na capacitação de professores.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter