SENADO

Trad defende atendimento humanizado em maternidades

Senador do PSD do Mato Grosso do Sul pede apoio de colegas para projeto que prevê atendimento mais afetivo a mulheres que tenham perdido seus bebês

21/03/2024

Edição Scriptum com Agência Senado

Em defesa de projeto de sua autoria que defende tratamento mais humanizado, em maternidades das redes pública e privada, de mães que tenham acabado de perder seus bebês, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) pediu apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do texto. O PL 7/2024 prevê que as maternidades das redes pública e privada reservem leitos ou alas separadas para mulheres que tenham passado por esse tipo de tragédia.

O senador, que é médico, revelou que a iniciativa surgiu a partir de uma experiência pessoal ao presenciar “o sofrimento de uma mãe nessa situação”. Segundo ele, “a partir do momento em que foi publicizada essa intenção, recebemos várias comunicações de vários setores da sociedade, aplaudindo a iniciativa, principalmente daquelas pessoas que passaram por isso, porque não se dimensiona o tamanho da dor de uma mãe que perde o filho que estava sendo gerado antes do processo natural da sua conclusão”.

O senador também destacou a urgência da implantação de uma UTI neonatal na Santa Casa de Corumbá (MS). O parlamentar se comprometeu a buscar recursos, por meio de emenda parlamentar, para garantir atendimento adequado às crianças da região.

“Corumbá é o portal de entrada do Pantanal e atende várias regiões em volta no que tange ao atendimento à saúde. Não poderia deixar de dar essa atenção a isso, conforme nós estamos aqui testemunhando”, enfatizou.