ESTADOS

Universidades do Paraná se destacam em ranking global

Escolas do interior paranaense aparecem em ranking de revista inglesa por ações relacionadas à sustentabilidade. Foram avaliadas 47 universidades brasileiras, entre 1.519 de todos os continentes

02/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

Ranking coloca UEPG entre melhores do Paraná em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

 

Foco de investimentos da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), as universidades do Paraná continuam se destacando no Exterior. As instituições estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), por exemplo, estão novamente entre as principais do mundo em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é do Impact Rankings 2023 da Times Higher Education (THE), revista vinculada ao jornal britânico The Times.

Divulgado na quinta-feira (1), o ranking avaliou 47 universidades brasileiras, entre 1.519 instituições de 112 países de todos os continentes. A classificação se baseia em dados enviados pelas instituições, conforme indicadores estabelecidos para cada objetivo. O estudo apresenta uma classificação geral por país e um agrupamento por ODS.

A UEL aparece em 10º lugar no Brasil e na posição global 1201-1500. Em relação aos ODS, a instituição ocupa lugar de destaque nos ODS 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 7 – Energia Limpa; e 17 – Parcerias.

A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, explica que a universidade desenvolve ações de sustentabilidade que promovem o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. “Estamos falando de uma universidade que se preocupa com os ODS e que os coloca em prática efetivamente. É um trabalho que tem sido feito de forma cuidadosa, de forma respeitosa, compromissada e competente por todos aqueles que promovem as ações através de projetos de pesquisa, extensão, pelas ações de serviço à sociedade, pelos nossos projetos de ensino”, disse.

Marta destaca o compromisso da universidade com a Agenda 2030. “Recentemente foi lançado o Portal de Sustentabilidade da Universidade Estadual de Londrina, por enquanto estamos com 120 projetos alinhados com os ODS. Isso reforça o compromisso da universidade em responder a essa demanda mundial de respeito e de ação em relação ao que foi estabelecido na agenda 2030”, completou.

A UEM está classificada na 11ª colocação entre as universidades brasileiras, seguida pela Unioeste e a UEPG, que ocupam a 19ª e a 32ª posições, respectivamente. As três instituições apresentaram alto desempenho em relação aos seguintes ODS: 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 6 – Água Potável e Saneamento; 7 – Energia Limpa; 8 – Trabalho e Crescimento Econômico; 16 – Justiça; 17 – Parcerias.

Além das estaduais, o ranking também destaca a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter