ELEIÇÕES 2020

Vilmar Rocha defende manutenção das eleições este ano

Para o presidente do PSD de Goiás, disputar mandatos “é a essência da democracia”. Segundo ele, o partido tem pré-candidatos a prefeito em mais de 100 municípios do Estado

12/05/2020

Para Vilmar Rocha, disputar mandatos executivos ou legislativos é “a essência da democracia”.

Eleição nunca é demais. A afirmação é do presidente do PSD de Goiás, o ex-deputado federal Vilmar Rocha, que, em entrevista ao jornal Diário da Manhã, defendeu esta semana a manutenção das eleições municipais marcadas para outubro próximo e manifestou-se contrário à coincidência de mandatos em 2022. Em sua opinião, disputar mandatos executivos ou legislativos é “a essência da democracia”.

Em sua visão, “as pautas das eleições para prefeito diferem das pautas dos pleitos para governador e presidente. Portanto, faz bem para a democracia que sejam realizadas em datas distintas”.

Além de dirigente do PSD goiano, Vilmar Rocha é também o coordenador nacional de relações institucionais do Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política. Para ele, qualquer mudança no calendário eleitoral teria que passar pelo Congresso, com emenda à Constituição. “É muito mais sensato não mudar as regras”, afirmou. Vilmar acredita que as eleições podem até serem adiadas de outubro para dezembro, em razão da epidemia do coronavírus, mas devem ser realizadas este ano.

Para Vilmar Rocha, o PSD teve desempenho positivo na janela partidária encerrada no início de abril, com novas filiações de lideranças dos 246 municípios de Goiás. “O partido cresceu muito no Estado”, disse, ressaltando a importância da filiação do senador Vanderlan Cardoso ao PSD. “Ele está completamente integrado ao partido, tanto no nosso projeto para as eleições municipais deste ano quanto para as de 2022”, afirmou.

Vilmar disse que o PSD já tem pré-candidatos a prefeito em mais de 100 municípios do Estado, com nomes fortes em nove das 12 maiores cidades goianas. Em Goiânia, lembrou, o partido tem dois pré-candidatos a prefeito: o deputado federal Francisco Jr. e o senador Vanderlan Cardoso.

O presidente do PSD goiano explicou que “em junho haverá uma definição se as eleições serão em outubro ou serão prorrogadas para dezembro. Nesse momento iremos nos reunir para definir o nosso candidato para a Prefeitura de Goiânia”.

Vilmar lembrou ainda que o PSD continua em contato com as lideranças do interior do Estado, respeitando as medidas estabelecidas para o controle da epidemia de covid-19. “Temos conversado com os companheiros do interior, preparando chapas para as eleições de prefeito e vereadores. Os contatos estão limitados às ferramentas como celular, aplicativos e redes sociais”, disse.

O esforço, afirmou, é para estar presente em todos os municípios de Goiás, como preparativo para as eleições de 2022. “Estamos nos fortalecendo para lançar candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual. Para isso, temos que ter um bom desempenho eleitoral este ano”.

Vilmar Rocha admitiu, na entrevista ao Diário da Manhã, que pode ser candidato a senador novamente em 2022. “Coloco meu nome à disposição, quem sabe, para nova disputa ao Senado, mas esse assunto só vai ser tratado no ano das eleições, com as lideranças do PSD e dos partidos aliados”, explicou.

Enquanto isso, o líder do PSD de Goiás tem participado da agenda nacional do partido, estando presente em videoconferências de eventos realizados pelo presidente nacional Gilberto Kassab. “Não se pode interromper totalmente a agenda de compromissos do partido. Os contatos prosseguem em nível nacional e Gilberto Kassab tem cuidado dos assuntos de interesse da legenda, em todos os Estados e no Distrito Federal”.