Alda Marco Antonio: participação da mulher melhora a qualidade da política

Coordenadora da implantação do PSD Mulher fez palestra em Curitiba para 200 mulheres. “Precisamos conquistar cargos eletivos para contribuir com as mudanças”, disse.

24 de set de 2013 · Alda Marco Antônio, mulheres, Parana, PSD

Mais de 200 mulheres participaram da palestra de Alda Marco Antonio em Curitiba

Ao defender uma maior participação feminina em disputas eleitorais, a coordenadora nacional do PSD Mulher e ex-vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, disse que é chegada a hora de a mulher ter “a coragem e a determinação que as levaram a conquistar nos últimos anos o seu espaço na sociedade como um todo”.

A declaração foi feita em Curitiba, na noite de segunda-feira (23), durante evento da campanha nacional do PSD de incentivo e apoio à filiação e à candidatura de mulheres no partido. Ela proferiu palestra, seguido de bate-papo, sobre o tema “A importância da mulher na política”, com a presença de mais de 200 mulheres, entre vereadoras, vice-prefeitas, ocupantes de cargos públicos, lideranças e militantes. “Há uma barreira histórica que nos leva a nos afastar da política – e isso precisamos ainda superar”, afirmou. “Quando isso acontecer, tenho certeza que a política vai ficar melhor, porque a mulher é mais transparente e verdadeira”.

O presidente estadual do PSD e líder do partido na Câmara, deputado federal Eduardo Sciarra, disse que o encontro de Curitiba integra uma ampla campanha interna de filiação de mulheres. “Vamos apoiar todas as ações que o PSD Mulher do Paraná propuser para incentivarmos a participação feminina na política e na vida pública”, disse.

Mundo melhor

Alda Marco Antonio explicou que, desde a pré-história, os espaços públicos foram ocupados pelos homens, com o surgimento da caça, da agricultura e das conquistas territoriais. “Mas foi na Idade Média a pior fase de segregação da mulher, que eram consideradas bruxas e levadas à morte pelo simples fato de dominarem a cura pelas ervas”, destacou. “Chegavam a queimar na fogueira 400 mulheres por dia”.

“E, pior ainda, nos primórdios da medicina naquela época, chegaram à ‘brilhante’ conclusão de que o cérebro feminino era menor, portanto, a mulher era menos inteligente”, explicou. “Esses absurdos somente começaram a ser superados na virada do século 18 para o 19, quando as mulheres foram à luta para ocupar os espaços que antes eram exclusivos do homem”, disse.

“Mas agora precisamos conquistar mais cargos eletivos para que possamos contribuir diretamente para as mudanças que a sociedade exige”, afirmou. “A história é longa, mas quando homens e mulheres tiverem as mesmas oportunidades, o mundo será melhor para todos, inclusive para os homens”, enfatizou.

“Nós mulheres somos a maioria na sociedade, mas, infelizmente, ainda representamos a minoria na vida política”, lamentou. “Quando participamos de uma eleição, nunca perdemos. Sempre ganhamos alguma coisa. Podemos perder a eleição, mas ganhamos experiência e amigos”, disse ela, ao incentivar as mulheres a se filiarem no partido e participarem das eleições.

Conquista de espaço

A coordenadora no Paraná do PSD Mulher, deputada estadual Marla Tureck (PSD), destacou que a representação feminina na política precisa aumentar, tanto no Legislativo, como no Executivo. “Sinto muita falta de mulheres na Assembleia Legislativa”, afirmou ela, lembrando que são apenas quatro deputadas estaduais no Paraná num colegiado de 54 cadeiras. “É preciso que as mulheres comecem a disputar eleições para que possamos ser representadas nos cargos de poder na proporção e peso que temos na sociedade”, disse.

A participação feminina do PSD em cargos eletivos no Paraná conta com três vice-prefeitas, 23 vereadoras e uma deputada estadual. “A luta do PSD neste momento é aumentar a participação das mulheres”, reforçou o tesoureiro do PSD no Paraná, Ednilso Rossi. “Queremos que as mulheres também conquistem o seu espaço no voto”, disse ele, ao fazer o convite para que as mulheres participem do PSD. Durante o evento, diversas mulheres assinaram ficha de filiação ao PSD.

Entre as mulheres que participaram do evento, estavam professoras, líderes comunitárias e lideranças femininas do PSD, como as vereadoras Márcia Maciel, de Boa Ventura de São Roque, Lúcia Stoco, de São José dos Pinhais, e Elyani Taborda da Silva, além da vereadora Izabel do Sassá (PDT), de Roncador.