Mobilidade

Audiência debate limite de velocidade nas marginais de São Paulo

Conduzido pelo vereador Police Neto (PSD), encontro mostrou concordância entre técnicos e ONGs: velocidades mais baixas significam mais segurança para a população

07 de dez de 2016

debate-velocidade-nas-marginais

Audiência pública conduzida pelo vereador paulistano José Police Neto (PSD) discutiu nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de São Paulo, a possibilidade de elevar a velocidade máxima permitida nas avenidas marginais da capital paulista. Os técnicos e representantes da sociedade que se manifestaram durante o encontro foram unânimes em defender a manutenção da velocidade atual, contrariando assim a possibilidade levantada por integrantes da equipe do prefeito eleito de São Paulo, João Dória.

“As manifestações que tivemos aqui apontam para a necessidade de cautela por parte do novo prefeito e de sua equipe, pois os números mostram que tivemos redução de acidentes em função da diminuição de velocidade nas vias públicas”, disse Police Neto, lembrando ainda que os técnicos participantes alertaram para o fato de as marginais paulistas não terem sido projetadas para velocidades mais altas que as atuais.

Veja vídeo com depoimento do vereador Police Neto

Um dos participantes da audiência foi Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco), superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos, entidade civil sem fins lucrativos criada em 1977 para desenvolver e difundir conhecimentos sobre questões de trânsito e transporte público. Para ele, é importante que o Estado de São Paulo continue adotando políticas de segurança viária, como faz há muitos anos, e que a população seja chamada a participar da formulação dessas políticas, “sem que se jogue uns contra outros e enfatizando o valor da participação dos munícipes”.

Também integraram a mesa de debate Ana Carolina Nunes, representante da ONG Cidadeapé, associação pela mobilidade a pé de São Paulo; e Marina Harkot, da ONG Ciclocidade, associação de ciclistas urbanos de São Paulo. Ambas se manifestaram favoráveis aos atuais limites de velocidade, citando seus benefícios no que se refere à segurança de pedestres e ciclistas. Também participou da mesa o vereador Senival Moura, integrante da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal, presidida por Police Neto.

Police explicou que essa foi a segunda audiência pública organizada pela Câmara sobre esse tema e que o objetivo é fornecer subsídios para que a próxima administração municipal, que toma posse no dia 1º de janeiro, tenha melhores condições para decidir sobre a questão da velocidade dos veículos nas marginais e em outras vias públicas da cidade. “A ideia é contribuir e dar subsídios à nova gestão, trazendo para a Câmara técnicos especializados e representantes da sociedade. O Parlamento tem o dever de realizar o debate sobre questões urbanas e tem se empenhando em ampliar a participação da população”, afirmou o vereador paulistano.