Limeira

Botion quer diálogo constante com a população

Como medidas iniciais, prefeito quer nova licitação para o transporte público e enxugar gastos.

02 de jan de 2017

O prefeito de Limeira, Mário Botion (PSD), e seu vice, Júlio César Pereira dos Santos (DEM), tomaram posse neste domingo (1) e afirmaram que umas das características mais importantes do mandato que se inicia será o diálogo constante com os cidadãos. “É preciso manter proximidade com a população. Não tem mais lugar para prepotência e arrogância”, disse em entrevista ao Portal G1.

Entre as primeiras medidas no cargo, o pessedista quer uma nova licitação para o transporte coletivo e a mudança de gestão nessa área. Em abril do próximo ano termina o contrato com a empresa responsável pelo transporte em Limeira e será necessário fazer nova licitação. O processo demora em média seis meses e por isso uma outra solução terá que ser encontrada, explica. “Tinha que ter começado já. Nós estamos verificando juridicamente o que é possível fazer para ter uma renovação emergencial até que o processo licitatório possa ser realizado”.

Botion também pretende rever o modelo de gestão do transporte público para deixar mais transparente a questão do subsídio a passagens de ônibus. “Hoje a empresa de ônibus faz a gestão de tudo. Ela apresenta para Prefeitura um balanço e a administração paga sem saber se os valores são aqueles mesmos. Queremos que esse processo seja trocado por um mais transparente”, afirma.

Para enfrentar a queda de arrecadação, Botion afirma ser preciso mais seriedade nos gastos públicos e reduzir o número de comissionados, mas descarta extinguir secretarias. “Nós vamos fazer um esforço para diminuir o número de secretarias, mas no primeiro momento nós não vamos fazer nenhuma alteração. Iniciar fazendo mudança sem ter conhecimento, eu acho leviano”.

O novo prefeito falou ainda sobre como espera que seja a relação entre o Executivo e o Legislativo durante o mandato. “Os poderes devem ser independentes e harmônicos entre si. Entretanto, vou buscar uma relação estreita e republicana com o Legislativo municipal, através do diálogo permanente e de proximidade com os vereadores para, com isso, avançar de forma compartilhada na melhoria dos serviços públicos”, declarou.