Loading

Pesquisar

Agricultura

Câmara aprova renegociação da dívida de agricultores

Produtores rurais do Norte e Nordeste agora dependem do Senado para ter desconto em suas dívidas com bancos oficiais e a União. Para o deputado Júlio César (PSD-PI), “medida dará fôlego aos agricultores”

14 de set de 2016

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

A Medida Provisória que autoriza a renegociação de dívidas de produtores rurais que atuam na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), relatada pelo deputado Júlio César (PSD-PI), foi aprovada nesta terça-feira (13) pelo plenário da Câmara.  A proposição segue para o Senado.

Além da renegociação das dívidas de crédito rural, o texto também beneficia os agricultores brasileiros com débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU). “Agora o governo vai receber esse débito que estava impactando na receita do País, já que mais de dois milhões de agricultores em todo o Brasil já estavam inscritos na dívida ativa”, destacou Júlio César.

Também ficam contemplados pela MP os devedores dos fundos constitucionais do Nordeste e do Norte. “Não só os produtores do FNE e FNO vão poder receber descontos nas renegociações, nós incluímos aqueles advindos de recursos compartilhados em operações dos fundos constitucionais, tanto para renegociação quanto para quitação”, explica o parlamentar.

Júlio César lembra que seu esforço para oferecer aos produtores a oportunidade de parcelar as dívidas, inclui o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Os agricultores pronafianos também estão contemplados nas renegociações, desde os pequenos aos grandes e também aqueles que no passado renegociaram com o Pesa (Plano Especial de Saneamento de Ativos) e Securitizado e não puderam pagar à época”.

Outra categoria beneficiada é aquela que utilizou o Fundo de Terras e da Reforma Agrária para financiar imóveis rurais. “Aqueles técnicos que compraram lotes de terra através do Denocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] e da Codevasf [Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco] foram incluídos na renegociação”.

Durante debates na comissão mista destinada a avaliar o projeto, Júlio César propôs ampliar o texto original do governo. A proposição também recebeu colaboração da pessedista Raquel Muniz (MG), incluindo os municípios da Sudene, localizados no norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Para Júlio César, a MP 733/16 significa “uma vitória de 400 mil agricultores do Nort

Informações Partidárias

Notícias